ENTIDADES DE ARQUITETURA E URBANISMO SE MANIFESTAM CONTRA O POSSÍVEL DESPEJO E DEMOLIÇÃO DO CINEMA ESTAÇÃO NET RIO

 
As entidades de Arquitetura e Urbanismo aqui subscritas vêm se manifestar contra o possível despejo e demolição do CINEMA ESTAÇÃO NET RIO, um dos últimos cinemas de rua da cidade, que funciona neste imóvel desde 1944, com 5 salas e capacidade para 457 pessoas. A cidade do Rio de Janeiro está em vias de perder um dos poucos suportes de nossas experiências culturais que marcam uma época. Mais um cinema de bairro pode vir a desaparecer (1) !
 
Temos um histórico recente de perdas – Cine Vaz Lobo, Cine Guaraci, Cine Roxy – e agora a iminência da perda do CINEMA ESTAÇÃO NET RIO, que já se chamou Botafogo e, antes disso, Star.
Os cinemas de rua são muito representativos desta relação afetiva da sociedade com os edifícios que compõem a cidade e, infelizmente, têm sido perdidos a passos largos, salvo poucas exceções. Nesses casos, a mobilização popular por sua permanência sensibilizou o poder público e o empresariado da sua importância histórica e cultural, como foi o caso do Cinema Icaraí, em Niterói. Após pressão popular e das entidades organizadas, o cinema se manteve enquanto imóvel e enquanto uso de interesse público, para que voltasse a cumprir sua função social.
 
O Patrimônio Histórico não é algo que contenha apenas aquilo que se aprende nos livros ou se visita nos museus. É constituído diariamente, por coisas que vivemos, tocamos, sentimos na vivência cotidiana e cultural dos espaços da cidade. É o que também produzimos enquanto sociedade e o que nos traz a noção de pertencimento e de comunidade. Mais do que uma atitude romântica ou saudosista, a preservação dos imóveis e seus usos, ambientes ou paisagens numa cidade atende à necessidade do ser humano, como integrante de um grupo social, de salvaguardar sua identidade.
 
Cinemas são parte da cidade, da memória dos moradores de um bairro e daqueles que frequentaram o local durante muitos anos. A cidade precisa dessa mistura de usos, espaços comerciais, culturais, residenciais etc. que fazem das ruas o local da diversidade e da vitalidade urbana. Fechar cinemas de rua diminui esta riqueza cultural das cidades, empobrece nossa paisagem urbana e atenta contra o patrimônio seja o edificado, seja o das memórias.
É necessário pensar formas de acautelamento e proteção, para além do tombamento físico, que possibilitem a manutenção dos usos, a serviço do interesse público, destes espaços que conjugam valores culturais e afetivos a uma estrutura física, necessária para que continuem existindo. As entidades de Arquitetura e Urbanismo se manifestam contra esta possível perda e apoiam a mobilização pela manutenção do CINEMA ESTAÇÃO NET RIO como equipamento cultural da Cidade. FICA ESTAÇÃO NET RIO!
 
(1) Parte do texto que compõe esta nota foi gentilmente cedido pelo arquiteto e urbanista Carlos Fernando Andrade, a quem agradecemos!
 
Assinam este manifesto:
 
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ)
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ)
Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (SARJ)
Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA )
Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Rio de Janeiro (AsBEA RJ)
Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA)