PLANO DE SAÚDE COLETIVO PARA AUTÔNOMOS DO CAMPO DA ARQUITETURA E URBANISMO
IAB-RJ reativa parceria com FUNSAU para ajudar a garantir acesso a plano de saúde coletivo especificamente para a categoria, majoritariamente composta por profissionais autônomos.

O Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil acaba de reativar uma parceria importante especialmente para este momento complicado pelo qual estamos passando, como sociedade. Levando em consideração o perfil majoritário de profissionais da Arquitetura e Urbanismo do nosso Estado hoje, que trabalha autonomamente em sua grande maioria, e considerando também a extinção quase completa de planos de saúde individuais em um momento que o acesso limitado ao direito básico à saúde ganha ainda mais relevância, o IAB-RJ reativou a parceria com o FUNSAU, que garante aos associados acesso a um plano de saúde coletivo especial para a categoria.
Responsável pela negociação, o copresidente de comunicação Affonso Mello ressalta a importância da redução do prazo de carência para internações nesta campanha do mês de abril, que permite que as arquitetas e arquitetos que aderirem ao plano cheguem ao provável pico do contágio no nosso Estado cobertos pelo plano de saúde. Mais benefícios aos associados aos arquitetos estão ainda em negociação. Igor de Vetyemy, copresidente que responde pela articulação geral, ressalta ainda que desde o início da pandemia o IAB foi instado a investigar como poderia colaborar com a solução para esse impasse que deriva de uma situação juridicamente fragilizada da classe diante do contexto político-econômico da sociedade pré-pandemia.
Uma das vantagens da parceria é que além de dar acesso ao plano de saúde, a parcela do quadro de sócios do IAB-RJ que aderir passa a ter sua anuidade paga diretamente pelo plano, a partir do momento da adesão. A costura, que já vinha sendo feita antes dos desafios impostos pela pandemia do novo corona vírus, faz parte da série de benefícios que a Diretoria vem costurando como incentivo à adimplência de seus sócios e adesão de novos e novas associadas.