ATENÇÃO: 27o CONGRESSO MUNDIAL DA UNIÃO INTERNACIONAL DOS ARQUITETOS, UIA2020RIO,  FOI ADIADO PARA 2021 E OCORRERÁ ENTRE 18 E 22 DE JULHO.

Arquitetos de todos os continentes, pensadores do urbano, pesquisadores, universitários, construtores, movimentos da sociedade e da juventude, empresas de tecnologia e de sistemas, instituições acadêmicas e multilaterais, representações políticas e de países, enfim, sob o cenário ímpar carioca, são convidados a cotejar experiências relacionadas à construção do espaço da vida social. Tendo a arquitetura e o urbanismo como elementos catalisadores, iremos debater e formular propostas para o futuro das cidades.

O tema do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA2020RIO destaca a realidade urbana do mundo contemporâneo e envolve o papel da Arquitetura. Expressa a diversidade e a multiplicidade das formas urbanas e dos modos de produção das cidades.Cidades múltiplas, cheias de contrastes, de possibilidades, de desigualdades e de acertos. São muitos os mundos urbanos a exigir atenção específica, para a qual a Arquitetura, em sua ampla dimensão, tem responsabilidade jamais exagerada. Nossas ações de planejamento, de projeto e de construção interessam a todos esses mundos e sobre cada um têm repercussão.

“Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21” é o tema que estrutura a programação de 2020, afinada com as metas da ONU e da UNESCO. O 27º Congresso será organizado a partir de quatro eixos temáticos. Eles definem uma matriz em que se agruparão as Conferências, Mesas Redondas, Mostras, Workshops e demais eventos, conforme sua afinidade com um dos eixos propostos.Os eixos são interconectados, não são estanques. Permitem organizar abordagens específicas, dentro do amplo espectro de questões candentes do universo da arquitetura e do urbanismo contemporâneos. Permitem agregar trabalhos, saberes e reflexões que enfrentam um similar conjunto de questões, reunindo pessoas com interesses comuns, mesmo se diversos em lugar, escala, programa e enfoque.

1. DIVERSIDADE E MISTURA

2. MUDANÇAS E EMERGÊNCIAS

3. FRAGILIDADES E DESIGUALDADES

4. TRANSITORIEDADES E FLUXOS

Para maiores informações, acesse www.uia2020rio.archi

Lembramos que sócios adimplentes do IABRJ possuem desconto nas inscrições para a UIA2020