O Programa de Educação Continuada do IAB-RJ está lançando sua nova temporada de cursos para o segundo semestre, seguindo com o formato de cursos remotos devido à pandemia de Covid19. Este novo formato do programa IAB Compartilha tornou, já no primeiro semestre do ano, essa rica troca de experiências também uma oportunidade de aprendizado com valores mais acessíveis, o que colaborou para que o ano de 2020 já tenha batido o recorde de número de inscritos desde a retomada do programa, 4 anos atrás, com 281 estudantes e profissionais assistindo os cursos e interagindo de casa com os professores. A iniciativa é uma forma de aprimorar a formação de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, com cursos em diversas áreas que abrangem a cidade contemporânea.
Segundo o coordenador do programa, o arquiteto Guilherme Ragone, “o objetivo sempre foi compartilhar conhecimentos e diferentes perspectivas sobre a cidade, visando colaborar para sua construção de forma mais inclusiva e acessível através da educação. O IAB-RJ pauta seu programa educativo na promoção de um corpo docente qualificado, atuante, e capaz de gerar oportunidades para jovens professores e professoras mostrarem seu trabalho junto com profissionais consagrados, oferecendo cursos que despertem inquietações e gerem uma rica troca de experiências com os inscritos e inscritas”.
A live de abertura do Módulo 2 dos cursos remotos, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 07/08-18h00, será um exemplo dessa pluralidade, contarando com um bate papo entre o Cacique Tukano Doethyró, líder indígena que luta há mais de 40 anos pelos direitos dos povos indígenas e será um dos professores desta temporada, junto com Igor de Vetyemy, atual copresidente do IAB-RJ, que realiza, há algumas temporadas, um curso imersivo na aldeia Iriri Kanã Pataxi Uy Tanara, em Paraty. A live vai acontecer na página oficial do programa no instagram, @iab.compartilha.
As aulas desta twemporada acontecem de 22 de agosto a 21 de outubro, com cursos de curta duração, variando entre 1 e 2 horas por dia, realizadas via plataforma Google Meet. O valor é de R$80,00 para o público geral, com preço especial de 60 Reais para profissionais e estudantes associados de qualquer departamento do Instituto de Arquitetos do Brasil, além de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), através de uma parceria do Escritório Modelo da Faculdade com o IAB-RJ. Todos os participantes receberão, ao final do curso, um certificado digital emitido pelo IAB-RJ, com selo da UIA2021Rio.
Mais informações em www.iabcompartilha.com ou pelas redes sociais, @iab.compartilha e @iab.rj. As inscrições sao feitas pelo formulário: https://bit.ly/cursosiabrj.