LANÇAMENTO PREMIAÇÃO ANUAL DO IAB RJ 

É com muita satisfação que o Instituto de Arquitetos do Brasil departamento do Rio de Janeiro lançará no próximo dia 20 de setembro a 59a edição de sua tradicional Premiação Anual e a 38a edição do Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã – Todos os mundos, um só mundo, que este ano trazem muitas novidades.

A 59a Premiação Anual IAB-RJ 2021 tem o objetivo de premiar e divulgar a produção intelectual e profissional dos(as) arquitetos(as) e urbanistas do Estado do Rio de Janeiro associados ao Instituto dos Arquitetos do Brasil. No contexto das comemorações dos 100 anos da criação do IAB, os Departamentos Estaduais se alinham pela primeira vez com o objetivo de articular uma premiação nacional. Com o objetivo de ampliar a abrangência da premiação sem deixar de valorizar a diversidade de iniciativas e sem negligenciar as particularidades específicas de cada contexto, as premiações estaduais deste ano serão coordenadas em categorias equivalentes, de modo a garantir condições de igualdade e equidade, para que então possam ser avaliadas conjuntamente em uma etapa nacional.

O 38o Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã IAB-RJ 2021 – Todos os Mundos, Um só Mundo e o Grande Prêmio Grandjean de Montigny CAU-RJ 2021 têm como objetivo premiar, valorizar e divulgar trabalhos acadêmicos produzidos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo ministrados nas Faculdades e Universidades do Estado do Rio de Janeiro.

O Prêmio Vera Hazan, categoria especial do Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã, é uma homenagem à arquiteta e urbanista, Vera Magiano Hazan (1967-2021), que dedicou uma parte importante de sua extensa e variada atuação profissional e acadêmica ao tema da arquitetura humanitária. Mais do que uma homenagem, o Prêmio tem como objetivo colocar esse tema no centro da pauta da arquitetura e do urbanismo, sensibilizando estudantes, professorxs e profissionais para um tema que, em tempos de crises humanitárias, ambientais e sanitárias crescentes, deve cada mais ocupar a atenção de arquitetos e arquitetas no mundo inteiro.

Em 2021, o Grande Prêmio Grandjean de Montigny CAU-RJ 2021 será concedido ao melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Trabalho Final de Graduação (TFG) conforme o regulamento.

O lançamento será nesta segunda feira, dia 20 de setembro, 18h, na página do IAB-RJ no youtube