TRABALHOS PREMIADOS

37o PRÊMIO ARQUITETO DO AMANHÃ

CATEGORIA ARQUITETURA DE EDIFICAÇÕES

Premiado

Trabalho 05 – AEF – Alojamento Estudantil da FMP/FASE

Autor: Júlio Raposo Treitler

Orientador: Adriano Arpad Moreira Gomes

Universidade: UNESA

O projeto se estende de maneira horizontal e escalonada em consonância com o terreno com topografia acidentada, resultando na criação de pátios em níveis e terraços ajardinados, que integram e organizam os espaços, e mimetizam o volume proposto com o entorno, no qual se destacam duas edificações importantes de épocas diferentes. O trabalho destaca-se também pela qualidade gráfica da apresentação.

 

Menção Honrosa

Trabalho 02 – São Bento Esporte Clube, Duque de Caxias

Autora: Fernanda Pessanha Farias

Orientador: Sylvia Meimaridou Rola e Wendell Diniz Varela

Universidade: UFRJ

O projeto proposto recupera e valoriza um equipamento cultural existente em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Através da inserção de um centro de esporte e lazer em um sítio histórico existente, o projeto cria espaços de qualidade, através de uma boa relação material e volumétrica com o patrimônio  existente.

 

Menção Honrosa

Trabalho 11 – Museu do Mobiliário Brasileiro

Autora: Monique de Figueiredo Rodrigues

Orientador: Luiz Felipe da Cunha e Silva

Universidade: UFRJ

O projeto de um edifício situado em um terreno no Centro Histórico da cidade do Rio de Janeiro, uma falha de tecido urbano resultante da demolição do casario, cuja implantação propõe a transição entre duas escalas e a preservação de uma árvore centenária. O trabalho destaca-se pelo tratamento da volumetria arquitetônica e o diálogo com o entorno existente.

CATEGORIA ARQUITETURA DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS

Premiado

Trabalho 14 – PLATAFORMA DE AÇÃO – Ressignificação de um vazio urbano da Taquara a partir dos agentes locais

Autor: Victor Fernandes Motta

Orientadora: Adriana Sansão

Universidade: UFRJ

O projeto se desenvolve num terreno em forma de agulha de difícil aproveitamento, que resulta numa proposta bem resolvida, o que faz desta dificuldade um de seus méritos de destaque. O trabalho se destaca ainda pelo reconhecimento das iniciativas locais de auto-organização e através de uma proposta de implantação e edificação, capazes de potencializar o uso de um vazio urbano.

 

Menção Honrosa

Trabalho 12 – Nuvem

Autor: Rodolfo Egarter

Orientador: Mário de Oliveira Saleiro Filho

Universidade: UFRRJ

A implantação de um complexo cultural numa grande área do Centro do bairro de Campo Grande propõe edificações nos limites do terreno, criando uma atmosfera interna onde através da caminhabilidade entre galerias e oficinas possibilita a permeabilidade urbana. O projeto destaca-se pela requalificação e ressignificação de uma área que tangencia a via férrea e três importantes ruas, criando novos fluxos caminháveis com espaços de usos públicos.

 

Menção Honrosa

Trabalho 13 – Museu Vivo Pataxó

Autores: Tainá Brilhante e Yuri Ferreira Cardoso

Orientador: Igor de Vetyemy

Universidade: UNESA

O projeto de uma Arena para a realização de Jogos Indígenas surpreende pelo seu interessante espaço interior, conformado por arquibancadas de uso duplo.

CATEGORIA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Premiado

Trabalho 15 – A parte que te cabe…

Autores: Alice Ballesté Lemme, Diego Pinheiro Rodrigues, Marina Agudo de Souza,Gabriel de Araujo Mesquita, Luiz Antonio Fernandes de Oliveira

Orientadores: Pablo Benetti, Solange Carvalho, Valentin Arechaga e Rodrigo Rinaldi

Universidade: UFRJ

O projeto de equipe representa o resgate de relações urbanas perdidas substituídas por barreiras que marcam a segregação no trato da cidade. Os espaços que hoje separam se convertem em espaços de encontro, de inclusão e de direitos, não na intenção semântica, mas na intervenção cuidadosa e bem estudada, viável e adequada do ponto de vista de gestão públicas,  sensível às características da população que deu novo sentido e consciente das demandas de intervenção urbana.

Premiado

Trabalho 21 – Repensando a Habitação de Interesse Social: Projeto Habitacional a partir de um estudo das casas populares e apropriações.

Autora: Vitória de Souza Cabral da Silva

Orientador: Pablo Benetti

Universidade: UFRJ

O projeto resolve de forma adequada a necessidade de intervenção urbana que demanda reassentamento encontrando no próprio entorno uma alternativa de localização e propondo soluções pensadas projetadas para moradores com nome e sobrenome, de acordo com as características das suas demandas e com as suas relações

Menção Honrosa

Trabalho 18 – Abrigada rua, Abrigo Institucional para pessoas em situação de rua na Lapa

Autora: Lucas Dias Abreu

Orientador: Adriana Sansão

Universidade: UFRJ

Partindo do reconhecimento de direito à moradia digna, e entendendo e procurando entender a disfunção urbana que resulta na existência de população em situação de rua, o projeto propõe uma solução de moradia assistida que vai além da tradicional oferta de abrigos para criar alternativas de permanência na área central, onde essas pessoas construíram redes sociais e econômicas. Do ponto de vista da intervenção urbana, a proposta dá um uso adequado a um terreno subutilizado, cumprindo a sua função social e resolvendo uma demanda real de moradores da área. A solução arquitetônica tem uma feliz integração como entorno, costurando rupturas morfológicas e sociais

CATEGORIA IMPACTO METROPOLITANO

Premiado

Trabalho 25 – Requalificação do Eixo Ferroviário de Nova Iguaçu, uma perspectiva metropolitana sobre os trens urbanos.

Autor: Rafael Souza

Orientador: Paulo Sérgio Alves Aguiar

Universidade: UNESA

As linhas férreas contribuíram para a configuração da metrópole fluminense e poderiam ser, em tese, fator de integração. Mas como enunciado no próprio trabalho e no Plano Metropolitano, elas fraturam o território e marcam negativamente o tecido urbano. Este trabalho lança seu olhar para o território e suas fraturas e ao invés de fazer uma opção por uma solução específica que poderia não ser viabilizada economicamente, cria três cenários e mostra que arquitetura e urbanismo, incorporando conceitos de desenvolvimento orientado ao transporte sustentável oferecem respostas para todos desde que a integração urbana seja a premissa principal.

CATEGORIA PATRIMÔNIO CULTURAL, RESTAURO E TRANSFORMAÇÃO DE USO DE EDIFICAÇÕES

Premiado

Trabalho 26 – Museu Nacional: Onde habita a [re]existência.

Autora: Diana Amorim dos Santos da Silva

Orientador: Tiago Tardin e Romulo Guina

Universidade: UNESA

Essa proposta de ocupação interior do edifício do Museu Histórico Nacional, em ruínas após o incêndio de 2018, destaca-se pelo minucioso estudo do programa e fluxos, e seus rebatimentos no espaço construído, resultando em espaços de qualidade que organizam e integram os diversos usos do Museu. O trabalho destaca-se, também, pela qualidade gráfica dos desenhos.

 

Premiado

Trabalho 27 – Corpo Poroso e Permeável: São Cristóvão.

Autora: Fernanda Lobianco Araujo

Orientadora: Marina Correia

Universidade: UFRJ

O projeto para o Pavilhão de São Cristóvão e seu entorno propõe o esgarçamento e a expansão da Feira das Tradições Nordestinas além dos limites do Pavilhão, ocupando todo o Campo de São Cristóvão, através de um gesto simples – a eliminação da parede de vedação junto ao térreo –  e um desenho elegante de ocupação do espaço urbano.

CATEGORIA PRODUÇÃO TEÓRICA

Premiado

Trabalho 30 – Cidade – Pedreira.

Autor: Caio Rechuem Lopes Martinez

Orientador: Caio Calafate

Universidade: USU

O trabalho revela um olhar sensível e maduro do autor em relação à cidade do Rio de Janeiro, ao investigar os espaços urbanos resultantes das antigas pedreiras desativadas do Centro da cidade. O tema é explorado através de análises pertinentes de suas dimensões social, material,  histórica e simbólica, e culmina em operações artísticas “site-especific” para a pedreira localizada na encosta do Morro da Providência.

 

Menção Honrosa

Trabalho 35 – Permanências do Plano Agache: discussão, formação e prática da disciplina de Urbanismo no Rio de Janeiro (1927-1945)

Autor: Thiago Santos Mathias da Fonseca

Orientadora: Clarissa da Costa Moreira

Universidade: UFF

O trabalho consegue trazer um novo enfoque a um tema já bastante explorado, evidenciando a capacidade crítica e o olhar atento do autor. Destaca-se também o tratamento ao material empírico escolhido e os desdobramentos apontados pela pesquisa.

 

Menção Honrosa

Trabalho 16 – OCUPAR O CENTRO: Métodos e processos para a reconversão de imóveis em moradia

Autora: Andressa De Luca Heredia de Sá

Orientadora: Maíra Machado Martins

Universidade: PUC – RIO

Embora o trabalho tenha sido inscrito na categoria habitação de interesse social, a comissão entendeu que se enquadra na categoria de trabalho teórico e reconhece uma grande contribuição metodológica na vivência e aproximação da autora para compreender as demandas de assistência técnica para os movimentos de moradia

CATEGORIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ARQUITETURA

Menção Honrosa

Trabalho 37 – Gramática de Escolas: Uma Exploração de Processos Computacionais em Arquitetura

Autor: Christian Costa de Jesus

Orientadores: Margaret Lica e Rafael Diniz

Universidade: UFRJ

O trabalho apresenta um estudo de caso da aplicabilidade de novas tecnologias digitais de arquitetura em projetos de escolas públicas, em uma interessante e importante abordagem do tema.

CATEGORIA URBANISMO E PAISAGISMO

Premiado

Trabalho 43 – Mulheres e suas guerrilhas urbanas.

Autora: Cândida Zigoni de Oliveira Landeiro

Orientador: Adriana Sansão Fontes

Universidade: UFRJ

O trabalho traz um tema que urge em ser debatido, realizado através de registros cotidianos feitos por mulheres através do compartilhamento de experiências, objetivando a construção de um diagnóstico qualitativo onde investiga-se de que forma a arquitetura e o urbanismo podem contribuir para a construção de uma cidade sensível à demanda das mulheres. A análise dos deslocamentos realizada a partir de critérios definidos e o mapeamento dos deslocamentos resultou na proposição de diretrizes projetuais que apontam caminhos no recorte espacial, que trouxe um importante destaque para este experimento.

 

Premiado

Trabalho 46 – A Condição Litorânea de São Gonçalo, um município fluminense.

Autor: Felipe Sacramento Xavier

Orientador: Vera Regina Tângari

Universidade: UFRJ

Com um olhar sensível aos impactos da implantação de uma rodovia federal na orla do município de São Gonçalo, mudando a sua relação com a Baía de Guanabara, e compreendendo as ameaças sofridas pelas áreas remanescentes na orla, o trabalho parte de um diagnóstico muito preciso para formular propostas normativas e de  intervenção que resgatem uma relação perdida aproximando a cidade da sua orla, não apenas como espaço de lazer que poderia ficar isolado e pouco usado, mas como espaço de moradia que torne efetiva essa relação.

 

Menção Honrosa

Trabalho 40 – Nós – Madureira.

Autor: Antonio Pessoa Mauricio

Orientador: Verônica Natividade

Universidade: PUC

O contexto do trabalho é o Bairro Madureira, onde ramais ferroviários coexistem sem que se cruzem numa parte do tecido que ainda é cortado pelo BRT. Esta perda de conexão do sistema de mobilidade também é refletida na perda de qualidade do serviço de transporte. O trabalho destaca-se pela solução proposta com a integração entre estações de diferentes modais (trem e BRT) no subsolo (com o deslocamento de um dos ramais) o que permitiu reconexão do tecido viário e requalificação do entorno permitindo o transbordo de diferentes modais.

 

Menção Honrosa

Trabalho 44 – Conexão Maré.

Autor: Daniel Azevedo

Orientador: Vinicius Ferreira Mattos

Universidade: UNESA

O trabalho parte do estudo da situação local e levantamento de aspectos relevantes do lugar a uma proposta de novos fluxos e de mobilidade urbana com conexão entre a via arterial e o bairro, ressignificando alguns espaços subutilizados, chegando a uma proposta de intervenção.

CATEGORIAS ESPECIAIS

Menção Honrosa

Trabalho 23 – Entre águas: um olhar à Guanabara.

Autor: Guilherme Rodrigues Ribeiro de Souza

Orientador: Flavia de Faria e Raquel Tardin

Universidade: UFRJ

 

Menção Honrosa

Trabalho 41 – PARALELO 22

Autor: Caio Guaraná Tavares Cavalcanti

Orientadores: Diego Portas e Marina Correia

Universidade: UFRJ

A comissão avaliou que ambos os trabalhos não se encaixam em nenhuma categoria pré-estabelecida pelo edital, mas merecem ser destacados por apresentarem extrema sensibilidade poética e apelo estético, e documentarem um olhar fino e delicado de seus respectivos autores.