IAB realiza edição histórica do COSU em formato digital

A 158º reunião do COSU – Conselho Superior do IAB entra para história da entidade. Não somente por ter sido a primeira reunião virtual, integralmente realizada por meio de plataforma digital, como pela participação recorde de 116 conselheiros dos 19 departamentos ativos, em três dias de encontro – de 16 a 18 de abril.

“Perto de completar seu primeiro centenário, em janeiro de 2021, o IAB demonstrou sua capacidade de renovação e adequação à realidade atual, com esse primeiro COSU virtual, organizado em pouco tempo devido às restrições de isolamento necessárias da pandemia do COVID-19”, comemora Nivaldo Andrade, presidente nacional. “Destacamos também a criação da Comissão de Equidade de Gênero, proposta e formada por um grupo de conselheiras de todo o Brasil, que está propondo uma série de ações para corrigir a invisibilidade histórica das arquitetas no IAB, bem como promover estratégias para promover a contribuição das mulheres à arquitetura e ao urbanismo no Brasil”.

“Temos muito a agradecer aos colegas que fizeram o COSU acontecer e também aos que abraçaram a ideia com uma participação tão expressiva, certamente a maior de toda a história do COSU”, completa. Ele ressalta que o último dia do encontro, pela manhã, foi acompanhado também por outras 100 pessoas através do Facebook do IAB em transmissão ao vivo e cruzada com diversos departamentos e e com participação dos presidentes da FPAA, Fabián Farfán, e do CIALP, Rui Leão, respectivamente  de Cochabamba (Bolívia) e Macau (China).

A programação do COSU foi iniciada, na quinta-feira, com uma reunião entre os presidentes dos departamentos e a direção nacional e com as reuniões das Comissões Ordinárias e Extraordinárias para deliberações diversas. As Comissões Ordinárias são: Administração, Exercício Profissional, Política Urbana e Formação e Ensino, enquanto as Extraordinárias são a de Comemorações do Centenário, criada em 2018, e a já citada de Equidade de Gênero.

Na sexta e no sábado, houve debates sobre Programações Culturais e outras ações da entidade, como a aprovação da outorga do Colar do IAB – comenda máxima da entidade – à arquiteta carioca Dora Alcântara. Toda a votação das moções e resoluções apresentadas foram feitas através de formulários online previamente disponibilizados, o que é outra inovação desta reunião.

Pandemia COVID-19

A posição do IAB frente ao combate ao coronavírus foi pauta prioritária desse COSU.  O que ficou claro foi o quanto esse cenário escancarou as desigualdades sociais brasileiras, a segregação sócio-espacial e a falta de um planejamento urbano que inclua toda a população, resultando em espaços de moradia inadequados e muitas áreas com falta de saneamento e alta densidade por habitação.  Além da divulgação de um novo documento ao Governo Federal, foi aprovado o apoio oficial do IAB ao movimento Urbanismo contra o Corona.