Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro unidas contra a pandemia
 

Cartilha digital traz recomendações dos arquitetos e urbanistas para minimizar a disseminação da Covid-19 em atividades relacionadas ao ambiente construído. O trabalho é resultado de esforço conjunto das entidades do Colégio Estadual das Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RJ, que sistematizaram material compilado pelo Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e da Associação Brasileira De Arquitetura Hospitalar (ABDEH). Lançada nesta terça-feira, 30 de junho, a publicação está disponível para download.

Separar um local na entrada da casa ou do trabalho para os sapatos, adaptar prateleira ou mesa na entrada para colocar álcool gel para limpeza das mãos e maçanetas e colocar nos sanitários papel toalha descartável são algumas das recomendações apresentadas. A cartilha traz ainda orientações para ajudar organização da casa em que integrante da família apresente sintomas da Covid-19 ou que tenha idosos.

Há também dicas de organização em assentamentos precários, onde as condições de espaço, ventilação e adensamento são sempre mais críticas. Nesses casos, o isolamento deve ser em um cômodo da casa, separado dos demais membros da família, mantendo a porta aberta e criando uma barreira técnica por meio de uma pequena mesa ou biombo, que impeça a entrada de outra pessoa no recinto. Caso os ambientes não possuam janelas, mesmo que de forma improvisada, fazer abertura do vão (1x1m) e fechamento com mosquiteiro.
 
Para a coordenadora do CEAU-CAU/RJ, arquiteta e urbanista e presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), Andrea Rego, a cartilha se destaca por ter uma linguagem acessível, objetiva e contar com ilustrações que ajudam na fixação do conteúdo. “A informação correta e de qualidade é grande aliada no enfrentamento da pandemia, que resultou em mais de 58 mil vítimas fatais, sendo 9.877 apenas no estado do Rio de Janeiro”, alertou.
 
Fazem parte do CEAU-CAU/RJ: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – RJ (AsBEA), Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), e Sindicado dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (Sarj).