IAB C
Nota de apoio às (aos) colegas arquitetas(os) que concorreram às eleições municipais fluminenses 2020, em especial à colega Tainá de Paula

O Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil compreende a importância do voto como expressão popular da democracia e da responsabilidade política. Arquitetos e Urbanistas precisam fazer parte das discussões e decisões tomadas para a cidade de maneira a identificar problemas e propor soluções, para isso é necessário que haja avanço de representatividade na formação do campo político das cidades. Nas eleições do dia 15 de novembro de 2020, celebramos as vitórias de Mônica Tereza Azeredo Benício, Rogério Fernandes Ribero Gomes, Ana Claudia Da Silva Labre, Maria Ilma De Andrade Silva, Carlos Alberto Alves Pereira, Ivan Bezerra Dos Santos, Elaine Cardoso Pereira, Murilo Antonio Da Cunha Freire, Jane Mabe Nunes Barreto Mendonça, Vantônio José Da Silva Bernardes, Regina Bienenstein, Patricia Mucke, Edivane Castilho Lage, Isabelle De Loys, Wilson Guimarães Cristalli, Michelle Nogueira Alves.

Vale destacar a segunda colocação do Conselheiro Estadual do IAB-RJ Guilherme Fonseca na disputa pela prefeitura de Porciúncula. Guilherme também é subchefe da Divisão de Urbanismo e Planejamento Regional do Clube de Engenharia, membro da Associação Brasileira de Pavimentação e ex-presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro.

Neste dia da consciência negra, em que paramos para pensar os caminhos necessários para nos livrarmos do cruel impacto do racismo estrutural em toda a sociedade, consideramos importante celebrar uma grande conquista na vitória de uma Arquiteta e Urbanista negra eleita entre eles, Tainá de Paula. Tainá é copresidente de relações Institucionais do IAB-RJ e possui grande experiência como gestora, como mobilizadora comunitária em áreas periféricas e presta assessorias em políticas públicas no campo do urbanismo onde compartilha a defesa da construção de cidades mais inclusivas e acessíveis, socialmente mais justas e economicamente mais vibrantes e sustentáveis. Está é a primeira vez na história centenária do IAB em que uma ocupante da presidência, neste caso da presidência compartilhada da gestão coletiva que atualmente dirige o Instituto.

O Movimento Oxigena compreende a necessidade desta profissional no poder Legislativo do município e vem, portanto, declarar seu apoio irrestrito às pautas urgentes  que serão levadas adiante pelos arquitetos e arquitetas eleitas. Gostaríamos de registrar que temos consciência da responsabilidade do apoio e cuidado que precisarão para seguir na luta, mas temos também a consciência de que essa luta é de todos nós e que vamos juntos enfrentar todas as dificuldades para que seus mandatos garantam a justiça social que tanto prezamos como ferramenta para igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. Contem com o IAB-RJ. Nós é toda sociedade fluminense contamos com vocês.

Conselhos Estadual, Superior, Financeiro e Administrativo do IAB-RJ