​PATRIMÔNIO & CIDADE: UMA POLÍTICA DE ESTADO

A Comissão de Patrimônio Cultural do IAB-RJ realiza no dia 19 de agosto às 18h a live “Patrimônio & Cidade: uma política de Estado”, em comemoração a Semana do Patrimônio Histórico. A live contará com a participação da Arquiteta Mônica Bahia Schleee do geógrafo Rafael Winter Ribeiro e será transmitida ao vivo pelo facebook do IAB/RJ.

www.facebook.com/iabrj

O Dia do Patrimônio é comemorado em 17 de agosto, e se estende em atividades ao longo da semana. A data foi escolhida para homenagear o centenário de Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido no dia 17 de agosto de 1898, grande responsável pela consolidação do tema Patrimônio no Brasil, a frente do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN, atual IPHAN) da sua fundação em 1937 até 1967.

Neste contexto de constantes ataques ao Patrimônio, é mais do que importante rememorar esta grande figura e mais do que nunca seguir na luta pela preservação do Patrimônio Cultural no Estado do Rio de Janeiro.

——
Mônica Bahia Schlee
(Arquiteta e paisagista da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria de Urbanismo, atualmente exercendo a Gerência de Macroplanejamento)

Rafael Winter Ribeiro
Doutor em Geografia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território (Geoppol). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP-MP) do Iphan. International Council on Monuments and Sites (Icomos)