Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Brasil se unem em solidariedade a Tainá de Paula

Vereadora e arquiteta e urbanista, Tainá e assessores tiveram armas apontadas na cabeça em abordagem da PMRJ
 
Não é normal…não é esta a normalidade que queremos no Rio e no Brasil …
 
As entidades estaduais e nacionais de Arquitetura e Urbanismo repudiam, veementemente, a ação violenta da Polícia Militar do Rio de Janeiro em abordagem à vereadora, arquiteta e urbanista Tainá de Paula.
 
Na noite de quinta-feira, 27 de maio, militares em moto cercaram o carro e apontaram armas para cabeça de nossa colega e vereadora, que estava acompanhada do motorista e de dois assessores, todos negros. Não é aceitável que uma parcela da nossa população esteja submetida a violências como essa todos os dias. A percepção do veículo como suspeito e sujeito a esse tipo de abordagem fala muito sobre a Polícia Militar, mas fala muito sobre a nossa sociedade também, que não é feita de sujeitos alheios à mesma cultura estruturalmente racista. O incidente ocorreu à noite, a 800 metros do local onde a ex-vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram executados. Tainá e assessores voltavam da Câmara para casa.
 
Cobramos do comando da Corporação a apuração dos fatos e que os agentes sejam
responsabilizados pelos excessos cometidos. A sociedade está alerta e farta, em especial a população negra, da forma violenta como é tratada. Esse tipo de violência é cotidiano não só na cidade do Rio de Janeiro, mas no país.
Manifestamos nossa incondicional solidariedade à colega e vereadora Tainá de Paula, assim como a seus assessores, vítimas do racismo estrutural de agentes da PMRJ.
 
 
ABAP/RJ – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas
ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo
CAU/RJ – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro
FENEA – Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura
FNA – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas
IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil
IAB-RJ – Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil
SARJ – Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro