A proposta do seminário é pensar estratégias para lidar com alguns dos problemas sociais e os rápidos processos de urbanização atuais, especialmente em relação às mudanças climáticas

Fundação Getulio Vargas, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, realiza o seminário “A cidade e a escola no âmbito das mudanças sociais e climáticas”. O evento será realizado no próximo dia 18 de julho e faz parte da série de encontros Reflexões Urbanas, que, ao longo do ano, refletirá sobre os desafios contemporâneos que as cidades enfrentam.

Neste segundo encontro da série, o arquiteto nigeriano radicado na Holanda, Kunlé Adeyemi, trará a experiência das escolas flutuantes, desenvolvida na Nigéria e implementada em outros cinco países. Para isso, é utilizado um sistema construtivo alternativo e sustentável que dialoga com outras soluções inovadoras desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro. Um exemplo são as instalações esportivas criadas no âmbito dos Jogos Rio 2016, reconvertidas em espaços de educação e lazer, a partir do conceito de arquitetura nômade.

A proposta do seminário é pensar estratégias para lidar com alguns dos problemas sociais e os rápidos processos de urbanização atuais, especialmente em relação às mudanças climáticas. Será um destaque do encontro a situação das populações vulneráveis, que, além das carências de infraestrutura urbana, enfrentam a falta de escolas para suas crianças.

O seminário A cidade e a escola é gratuito e conta com o apoio do Consulado dos Países Baixos, além da Prefeitura do Rio de Janeiro e da revista Conjuntura Econômica.

Série Reflexões Urbanas

De abril a novembro, a série Reflexões Urbanas, realizada pela FGV Conhecimento com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, promove encontros entre urbanistas, gestores públicos, acadêmicos, estudantes e público interessado sobre alguns dos principais desafios das cidades contemporâneas, sempre tomando como ponto de partida questões e demandas da cidade do Rio de Janeiro.

Programação

9:30H | CREDENCIAMENTO  

10:00H | ABERTURA  

Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação da PCRJ

Silvia Finguerut, coordenadora de Cultura e Meio Ambiente da FGV Conhecimento   
Sonja Kuip, Cônsul-Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro

10:30H | PALESTRA: APRENDIZADOS DAS CIDADES AQUÁTICAS AFRICANAS

Kunlè Adeyemi

11:30H | A CIDADE E A EDUCAÇÃO

Giselle Arteiro, coordenadora do grupo de pesquisa Ambiente-educação, PROARQ/UFRJ

Ana Paula Polizzo, Oficina Arquitetos

Luizinho Magalhães, Instituto JBS

13:00H ÀS 14:30H | INTERVALO PARA ALMOÇO

14:30H | AÇÕES PRÁTICAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Tainá de Paula, vereadora  e ex-secretária de Meio Ambiente e Clima

Maria Fernanda Lemos, PUC-Rio, UCCRN e IPCC/AR6/WG2

Mariana de Paula, Gestora do LabJaca

15:30H | EXPERIÊNCIAS DE MITIGAÇÃO DE QUESTÕES CLIMÁTICAS EM POPULAÇÕES VULNERÁVEIS

Aline Xavier, Mapeamento Afetivo dos Territórios Cariocas

Rian Dusa, Respira Maré

Iara Oliveira,  Alfazendo / EcoRede

 

DEBATE

Evento

Data: 18/07/2024
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Auditório 12º andar (Praia de Botafogo, 190 – Botafogo, Rio de Janeiro)

As inscrições devem ser feitas neste link.