A Festa Anual do IAB-RJ reuniu arquitetos e urbanistas, estudantes e público em geral, que lotaram a sede do Departamento nesta sexta-feira, 1º de dezembro. Todos ansiosos para conferir os vencedores da 61ª Premiação Anual e do 40º Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã, assim como confraternizar com colegas e amigos.

“É com honra e alegria que recebemos tantos colegas hoje na sede do IAB-RJ. Esta é uma edição especial da nossa festa e premiação, que celebra os 60 do histórico Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana”, disse a presidente do IAB-RJ, Marcela Abla, ao dar as boas-vindas a arquitetos e urbanistas e estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, que lotaram a nave da sede do Departamento.

A noite começou com solenidade de posse de 1/3 do Conselho Estadual do IAB-RJ e das novas diretorias dos Núcleos Demetre Anastassakis – Baixada, Região dos Lagos e NAU Petrópolis, estes para o biênio 2024-2025.

O evento contou com patrocínio da Plotadora Impressão Digital e Moldura Minuto Botafogo.

Personalidades do ano e homenagens especiais

Duas mulheres foram homenageadas com o título Personalidade do Ano: Jurema Constâncio e Tarcyla Fidalgo. Jurema é coordenadora geral da União por Moradia Popular (UNMP) do Rio de Janeiro e coordenadora nacional da UNMP. Já Tarcyla é advogada, ativista pelo direito à moradia, e trouxe para o Brasil o modelo do Termo Territorial Coletivo, cujo projeto é hoje coordenadora. O arquiteto e urbanista Pablo Benetti e o educador social Alan Bruno foram também homenageados pelo IAB-RJ.

Pablo Benetti é presidente do CAU/RJ, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP e pós-doutor pela Architectural Association (Londres). Atualmente, é coordenador do Laboratório de Habitação e Forma Urbana do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (Prourb). Foi pró-reitor de extensão e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e coordenador do Plano Diretor da UFRJ.

Alan Brun é cofundador do Instituto Raízes em Movimento, coordenador do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão e do Plano de Ação Popular CPX – Agenda 2030. Doutor em Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ, é articulador do Programa Intervenção Urbana Integrada Socioambiental e Climática do Complexo do Alemão.

Vida dedicada à Arquitetura e Urbanismo

A Festa Anual do IAB-RJ foi marcada também pelo reconhecimento a dois profissionais que tiveram a vida dedicação à arquitetura e urbanismo: Affonso Junqueira Accorsi e Luiz Gaudenzi.

Accorsi foi um arquiteto e urbanista de grande atuação na cidade de Niterói. Professor e fundador da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, onde contribuir na formação de várias gerações de profissionais na cidade. Associado ativo do IAB, participou da fundação do Núcleo Leste do Departamento, sendo ele o segundo presidente do então Núcleo Niterói, hoje Leste Metropolitano.

“Além da saudade, Accorsi deixou um imenso legado. Posso citar alguns deles: fundação do IAB-RJ, mais tarde a fundação da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e, mais recentemente, participação na elaboração do plano de desenvolvimento urbano integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, destacou Pedro Cascon.

Já Gaudenzi foi vice-presidente e diretor administrativo do IAB-RJ. Destacou-se por sua atuação profissional, com trabalhos em vários estados brasileiros e na Europa. Foi professor na FAU-UFRJ, membro do Conselho Cultural do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Ao receber a homenagem em memória do pai, Rafael Gaudenzi lembrou da sua infância, quando visitava o IAB-RJ. Falou também do livro recém-lançado escrito por Luiz Gaudenzi. “Ele gostaria que as pessoas conhecessem sua maneira de pensar a arquitetura”, explicou.

61ª Premiação Anual

Com o tema “Diversidade, equidade e diminuição das desigualdades”, a 61ª Premiação Anual do IAB-RJ contou com 53 trabalhos inscritos. Desses, 46 foram tiveram inscrições homologadas e concorrem ao prêmio. Outros quatro trabalhos foram encaminhados para concorrer aos prêmios dos Departamentos Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

No contexto de celebração dos 60 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação e Política Urbana, o Departamento compreendeu que a luta por cidades mais justas e inclusivas só será efetiva a partir da valorização e inclusão de grupos subrepresentados na arquitetura e urbanismo como medida efetiva para redução de desigualdades.

A co-presidente Marina Lage destacou o tema deste ano da premiação – Diversidade, Equidade e Diminuição das Desigualdades -, que dialoga diretamente com a temática do Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, realizado no Quitandinha, Petrópolis, em 1963. Explicou ainda que nesta edição a premiação é conjunta com os demais departamentos regionais, e os vencedores participarão de etapa nacional, cujo resultado será anunciado em janeiro.

Marina foi curadora ainda da exposição com os registros da primeira edição da Premiação Anual do IAB-RJ, idealizada pelo arquiteto e urbanista Maurício Nogueira Batista. “A primeira edição do prêmio já contemplava as categorias que, de certa forma, mantiveram-se até hoje: edificações, urbanismo, interiores e design, cultura”, disse.

Os vencedores na categoria Edificações e Projetos foram:

  • Terminal Intermodal Gentileza
    Escritório: RAF Arquitetura
    Equipe: Aníbal Sabrosa Gomes da Costa, Rodrigo Sambaquy, Flávio Kelner, Henri Medalla, Guilherme Carvalho, Ana Paula Lima, Angela Geyer, Daniela Grave, Alex Felizardo, Rodrigo Scorcelli e Talita Barbutti.
  • Cabana Zero
    Escritório: Gávea Arquitetos
    Equipe: Alziro Carvalho Neto, Felipe Rio Branco e Júlia Carreiro.
  • Praça do Mercado – Parque Realengo
    Escritório: Monteiro Arquitetura
    Equipe: Larissa Monteiro, Helena Meireles Arquitetura, Messina Rivas e Zebulun Arquitetura.

Receberam menção honrosa na categoria edificações e projetos:

  • Casa de Pedra
    Escritório: Architectare
    Equipe: Flávia Quintanilha e Rodrigo Fernandes
  • Aeroporto de Macaé
    Escritório: 23 SUL Arquitetura
    Equipe: Luiz Florence, Gabriel Manzi, Ivo Magaldi, Luís Pompeo, Tiago Oakley e Moreno Zaidan.
  • Companhia Marítima de Ipanema
    Escritório: Rosenbaum
    Equipe: Adriana Benguela e Marcelo Rosenbaum, Barbara Fernandes e Carol Rereira
  • Residência BM
    Escritório: Sergio Conde Caldas Arquitetura
    Equipe: Sergio de Gouvea Conde Caldas, João de Sousa Machado, Renata Levy, Alice Botelho, Rafael Passos, Alberto Botafogo, Aline Loura.
  • Raro Palacete Art Déco
    Escritório: A+ Arquitetura
    Equipe: Manuel Fiaschi, Bianca Bruno, Michelle Loschiavo, Guilherme Lozinsky.

Na categoria interiores e design, os premiados foram:

  • Apartamento MG
    Escritório: Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados
    Equipe: Miguel Pinto Guimarães, Adriana Moura, Fernanda Vasconcellos, Bruna Brunow, Thais Villar, Cesar Rodrigues, Tati Viany, Nina Noronha e Pedro Camara.
  • Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR
    Escritório: Projeto FAU – Ateliê Universitário
    Equipe: Ramon Assis de Oliveira, Henrique Amaro, Lucas Freitas, Maria Izabel Viana, Isabella Reis, João Pedro Pinto, Luana Potsch, Danielo Bittencourte e Thales Calasans.
  • Expografia mostra NOIX
    Equipe: Larissa Monteiro e Ariane Pereira e Lis Fernanda
    As menções honrosas foram para:
  • Expografia Negras Marés
    Equipe: Ana Altberg e João Pedro Pina.
  • Cristaleira Caminhoá
    Escritório: Estúdio Vitor Garcez
    Equipe: Victor Garcez.

 

Os trabalhos “Parque Pavuna: esporte, lazer e cultura na Zona Norte do Rio de Janeiro” e “Jardim sagrado ilê asé oluaiyé ni oyá: paisagismo afro-brasileiro na Zona Oeste Carioca”, ambos do escritório Embyá paisagens e ecossistemas, foram os vencedores na categoria urbanismo, paisagismo, planejamento e cidades. A equipe que atuou nos dois projetos é formada por: Duarte Vaz Guedes e Silva, Elena Geppetti, Bruno Amadei, Victor Huggo Fernandes e Isadora Riker.

Ainda na categoria urbanismo, paisagismo, planejamento e cidades, o trabalho “Plano Terreiros de Quilombos: o direito à cidade em Santa Rita do Bracuí, Angra dos Reis” recebeu menção honrosa. Equipe: Ranieri Barbosa Eliziario, Marilda de Souza Francisco, Renato Emerson Nascimento dos Santos, Flávia da Silva Adriano, Carolina Mara Teixeira, Neide de Azevedo da Silva, Reginaldo Braga Silva Júnior, Ace Inene, Helissan Cavalcante Vieira, Júlio Cesar de Brito Coelho Gomes, Raísa Francisca de Almeida, Albert Milles de Souza, Marcos Felipe, Laidyanne Mendonça.

O trabalho “Avenida Brasil, rodovia metropolitana. Por um estatuto contemporâneo do espaço infraestrutural”, de Pedro Barreto Moraes, foi o vencedor na categoria cultura arquitetônica. As menções honrosas da categoria foram para o livro “Novas abordagens em patrimônio: série diálogos transnacionais em patrimônio”, de Mônica Bahia Schelee e Valci Rubens de Andrade, e “Experiência do Lugar Arquitetônico: dimensões subjetivas e sensoriais das ambiências”, de Cristiane Rosa Duarte, Cybelle Miranda, Ethel Pinheiro e Luiz de Jesus Silva

40º Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã

Os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado do Rio de Janeiro estavam ansiosos pelo anúncio dos vencedores do Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã. A participação dos estudantes nesta edição foi 141% superior a anterior e surpreendeu positivamente os organizadores.

Confira, abaixo, os vencedores:

Categoria Edificações

  • Arquitetura e Agroecologia: Alternativas sustentáveis como suporte para as ocupações de terras campesinas
    Destaque Carmem Portinho
    Autor: João Vitor Ximenes Anselmini
    Orientador: Fernando Minto e Roberto Lucas Junior
    Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

 

  • Centro inclusivo de formação de voleibol
    Autor: João Marcos de Assis Julião
    Orientadora: Dely Bentes
    Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

 

  • Complexo Vita: entre o efêmero e o perene
    Destaque Vera Hazan
    Autora: Laura Nogueira Patallo Fernandes
    Orientador: Ronaldo de Moraes Brilhante
    Instituição de ensino: Universidade Federal Fluminense (UFF)

 

  • Escola Pública Inclusiva e Sustentável
    Destaque Carmem Portinho
    Autora: Laura de Siqueira Duarte
    Orientador: Roberto Lucas Junior
    Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

O júri concedeu menções honrosas para:

  • Cidade Proibida: Uma reação à Linha Vermelha
    Autora: Gabriela Casal
    Orientador: Diego Portas
    Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

  • Vila Pesqueira da Salga: Um Complexo que celebra Cultura e Tradição Local
    Autor: Pedro Magalhães Coutinho
    Orientador: Rubens Moreira Rodrigues de Carvalho
    Instituição de ensino: Universidade Federal Fluminense (UFF)

 

  • Edifício Cidade: Uma nova proposição de ocupação do centro do Rio de Janeiro
    Autora: Thaís Picanço de Queiroz Barcellos
    Orientador: Carlos Eduardo Spencer
    Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

 

  • CRIA – Decolonialidade e resiliência em favelas
    Autora: Anna Clara de Cássia Bernardo de Souza
    Orientadora: Paula Menezes Salles de Miranda
    Instituição de ensino: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 

  • Entrelinhas: Coworking de Moda Circulas
    Autora: Laura André Chaves
    Orientadora: Barbara Thomaz Lins do Nascimento
    Instituição de ensino: UniRedentor

Categoria Urbanismo

  • Inversão: uma intervenção de dentro para fora
    Destaque Tainá de Paula
    Autor: Jefferson Damião Catanhede Teixeira
    Orientador: Alexandre Pessoa
    Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

  • Requalificação Urbana e Ambiental na Mitigação de Inundações: Estudo de Caso em Realengo, Rio de Janeiro
    Autora: Giulia Figueiredo Ferreira
    Orientadores: Aline Pires Verol e Rodrigo Rinaldi de Mattos
    Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

  • Parque Urbano de Acari: uma proposta de recuperação florestal, hidrográfica e de infraestruturas urbanas para a área do Fim do Mundo
    Destaque Carmem Portinho
    Autora: Luisa Albuquerque Botelho
    Orientador: Pedro Lobão
    Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

 

  • Vaga-lumes: a cidade noturna e os corpos dissidentes
    Autor: João Pedro Oliveira Pompeu de Pina
    Orientadores: Adriana Sansão Fontes e Gustavo Badolati Racca
    Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Menções honrosas foram conferidas trabalhos abaixo:
  • Carioca, Rio das Memórias: Reencontro com uma Paisagem de Vestígios
    Autor: Victor Assi Bastos
    Orientadora: Karolyna Koppke
    Instituição de ensino: IBMEC-RJ

 

  • A Hinterlândia Agrícola: Aprofundando Territórios na Serra Fluminense
    Autor: Bruno Kraemer Paragó
    Orientador: Cauê Costa Capillé
    Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

  • Favela, paralelo urbano: Análise para Propostas de Requalificação Urbanística para o Complexo da Penha
    Autora: Ana Beatriz Lima da Costa Sousa
    Orientadora: Vera Regina Tângari
    Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Categoria Cultura Arquitetônica

  • O bagaço da laranja: Descobrindo a identidade de Campo Grande a partir da perspectiva do patrimônio
    Destaque Dora Alcântara
    Autora: Eliza Camello Lago de Souza
    Orientador: José Simões de Belmont Pessôa
    Instituição de ensino: Universidade Federal Fluminense (UFF)

 

  • Edifício Nice: Restauro e Reuso do Primeiro Prédio Comercial de Nova Iguaçu
    Autor: João Vitor de Siqueira Santos
    Orientadora: Eclea Persigo Morais
    Instituição de ensino: Universidade Estácio de Sá

 

  • O Chão do Céu – Ensaio de uma estrutura pública nos altos de Copacabana
    Autora: Moana Reis Faria
    Orientadores: Maria Cristina Cabral e Diego Aníbal Portas
    Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

  • Zona Oeste Suburbana: Entre casas, corpos e afetos através de narrativas fotográficas
    Autor: Leonardo de Oliveira Costa
    Orientador: Gustavo Badolati Racca
    Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • O Patrimônio Industrial como Paisagem Histórica: uma proposta de preservação para os complexos industriais de Nova Friburgo – RJ
    Autor: Igor Reis Manhães
    Orientador: José Simões de Belmont Pessôa
    Instituição de ensino: Universidade Federal Fluminense

A comissão julgadora concedeu ainda duas menções honrosas:

  • Restauro da casa de Portinari no Cosme Velho: Centro Cultural de Arte Educação
    Autora: Ornella Schmals Savini
    Orientadora: Juliana Silva Pavan
    Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

  • O medo no centro: Implicações e apropriações da construção simbólica do medo relacionado à cidade no desenvolvimento urbano da região central do Rio de Janeiro
    Autora: Fiona Rezende Feijó de Almeida
    Orientadora: Cristina Lontra Nacif
    Instituição de ensino: Universidade Federal Fluminense (UFF)

Grande Prêmio Grandjean de Montigny

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Trabalhos Finais de Graduação (TFG) vencedores do 40º Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã concorrem ao 8º Prêmio Grandjean de Montginy, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

A premiação vai destinar R$ 10 mil ao vencedor a título de ajuda de custo para viagem de estudo a um país latino-americano. Os autores dos projetos classificados em 2º e 3º lugares vão receber R$ 6 mil e R$ 4 mil, respectivamente, para viagem de estudos.

O resultado do Grande Prêmio Grandjean de Montigny será anunciado na solenidade de comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanista, que acontece no dia 14 de dezembro, no Museu de Arte do Rio (MAR), a partir das 15h. O evento é realização conjunta do CAU/RJ, IAB-RJ, ABAP, ABEA, AsBEA E FeNEA Leste.

Criado em 2016 pela Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ, o Grande Prêmio Grandjean de Montigny tem como objetivo valorizar o ensino e os trabalhos acadêmicos produzidos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro.