CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDOS EM 2022/1 – ONLINE

Oportunidade: entidades de arquitetura lançam cursos de formação continuada

As entidades de arquitetura e urbanismo do estado do Rio de Janeiro lançam nesta quarta-feira, 22 de dezembro, seus programas de formação continuada. Ao todo, são ofertados 19 cursos, todos com apoio do CAU/RJ através do Prêmio Vera Hazan de Formação Continuada. Atenção, as inscrições se encerram dia 20 de janeiro! 

Os cursos contemplam uma variedade de temas, que vão desde gerenciamento de projetos e fundamentos do BIM a mapeamento digital e arquitetura indígena, com cargas horárias entre cinco e 40 horas. Eles serão promovidos pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e pelo Núcleo de Assessoramento, Planejamento e Pesquisa (Napp). 

“Era uma vontade antiga do CAU e do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CEAU-RJ) de contribuir diretamente com a formação continuada. Estamos felizes de poder colocar à prova a modalidade”, lembrou a coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/RJ, Tanya Collado. “É uma ótima oportunidade para os profissionais que desejam se reposicionar no mercado profissional”, acrescentou.

As inscrições estão abertas, e os interessados podem se inscrever em apenas um curso. A AsBEA-RJ abre a temporada de formação continuada com o curso Gerenciamento de Projetos para Arquitetos. As aulas iniciam no dia 24 de janeiro e seguem até o dia 27. Confira a lista completa e as datas dos cursos nos links a seguir: Estudante (clique aqui) e Profissional (clique aqui).

Prêmio Vera Hazan do Formação Continuada

Idealizado pelo Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CEAU-RJ), em parceria com as comissões de Ensino e Formação (CEF) e de Exercício Profissional (CEP), o prêmio visa à formação complementar permanente dos arquitetos e urbanistas fluminenses para que possam ter acesso a novos conhecimentos (inexistentes na época de sua formação) ou consigam reforçar e atualizar conhecimentos adquiridos. 

O Prêmio de Formação Continuada do CAU/RJ homenageia ainda a arquiteta e urbanista Vera Hazan, que nos deixou no dia 31 de julho de 2021, vítima da Covid-19. Arquiteta e urbanista, ex-conselheira do CAU/RJ, professora, pesquisadora e jornalista, Vera era admirada pelos colegas de profissão e muito querida pelos alunos.  Profissional inquieta, dedicava-se a um novo campo de pesquisa: a arquitetura humanitária. Ao todo, o CAU/RJ destinou R$ 100 mil para a premiação. 

Com a ação, o Conselho espera contribuir para a formação continuada de arquitetos e urbanistas atendendo a uma demanda objetiva pela atualização profissional no domínio de novas ferramentas de projeto e de novos métodos construtivos, além de possibilitar a abertura de novos campos de trabalho e a ampliação de sua bagagem sociocultural.

Saiba mais sobre os cursos: 

Abap

  • Paisagem Urbana e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS ONU)

 

O curso irá abordar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e os entrelaçamentos dos objetivos de desenvolvimento do milênio (ODS) com os estudos e os projetos da paisagem, em especial, a paisagem urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

  • Projeto Paisagístico para espaços livres públicos: concepção, participação e gestão

O curso irá abordar a importância e a especificidade na formação para projetos de espaços livres públicos, abordando conceitos, métodos e aplicações, tendo como foco as etapas de concepção,

participação e gestão.

  • Conservação da Paisagem e do Patrimônio Urbano

O curso busca apresentar e discutir conceitos de paisagem, paisagem cultural, paisagem urbana histórica, abordagens no planejamento e estratégias de gestão da conservação do patrimônio e da paisagem urbana numa perspectiva multidisciplinar vinculada à política e às experiências de conservação do patrimônio mundial na contemporaneidade.

Asbea

  • Fundamentos BIM para gestores

O curso vai abordar os conceitos fundamentais sobre a plataforma BIM. Serão apresentadas as diferenças entre o fluxo tradicional de desenvolvimento de projetos com as novas metodologias decorrentes da adoção da plataforma BIM, visões sobre trocas de informação, processo de colaboração em BIM e sobre as normas nacionais e internacionais. Serão apresentadas também as tecnologias para o desenvolvimento do processo BIM e suas aplicações com o objetivo principal de auxiliar profissionais como arquitetos, engenheiros e administradores, que atuam em coordenação e gestão nas empresas de projeto e construção; e servidores públicos que trabalham em órgãos federal, estadual ou municipal e necessitam implementar o BIM; diretores e coordenadores de instituições públicas, que atuam na fiscalização de obras e seus contratos na implementação de BIM atendendo as demanda de contratação do governo federal que a partir de 2021.

  • Gerenciamento de Projetos para Arquitetos 

Conceitos básicos de gerenciamento de projetos apresentados com linguagem e exemplificação para arquitetos, passando por todo o ciclo de vida do projeto: iniciação, planejamento, desenvolvimento do produto e encerramento. Curso com diversos exercícios práticos para a aplicação imediata dos conceitos.

  • Introdução à gestão de escritórios de arquitetura

O curso tem como objetivo apresentar os principais temas de gestão empresarial de serviços para arquitetos, como forma de desenvolver a capacidade de gerir seus negócios por meio de procedimentos administrativos e organizacionais para aplicação imediata contribuindo para que os escritórios progridam e sejam mais eficientes. Serão abordadas, de forma panorâmica, alguns temas da gestão que são fundamentais para o dia a dia de escritórios de arquitetura.

IAB

  • Cidade Hostis: subjetividades urbanas e a corrosão do tecido sócio espacial.

Partindo de uma base teórica multidisciplinar que correlaciona áreas como Arquitetura, Geografia, Comunicação Social e Ciências Sociais, o curso se propõe a abordar o que constitui

a subjetividade de alguns dos pilares da vida social urbana, como território, moradia, trabalho, lazer etc., e como isso se relaciona com o exercício hegemônico do poder desde o início da urbanização brasileira.

  • Ferramentas alternativas: Imersão, audiovisual e escuta como análise urbana e habitacional em favelas.

A cidade é formada por pessoas e pela vida cotidiana. As favelas também são cidade, formadas por pessoas, com suas mais diversas articulações sociais e espaciais, e para atuar como urbanista, é preciso pensar nestas pessoas e nas relações que elas criam com o espaço público. Partindo destas premissas, o curso trabalhará a valorização dos cotidianos urbanos pré-existentes, trará um breve histórico da formação das favelas no Rio de Janeiro e suas relações com o espaço público nas favelas, bem como a ideia de direito à cidade. Assim, será exercitada a aproximação dos cotidianos, apresentando-se métodos alternativos de análise/estudo, como “imersões cotidianas”, filmagens, observação e escuta, baseando-se em conceitos como corpografia, espaço público, coautoria urbana, e trazendo exemplos de filmes, músicas e/ou livros. Por fim, o curso também falará sobre produtos alternativos para estudos/projetos urbanísticos, como vídeos, fotos, crônicas etc.

  • Culturas e arquiteturas indígenas – a descolonização do nosso modo de construir

O curso parte de uma contextualização geral das culturas indígenas brasileiras, para aprofundar explicações sobre técnicas construtivas pataxós e suas histórias, comentadas pelos professores indígenas. A segunda parte do curso consiste em uma imersão virtual no cotidiano do grupo, com os professores e outros indígenas da aldeia construindo com sua técnica da taipa de mão enquanto dialogam com os estudantes.

  • Gerenciamento de Projetos para Arquitetos (curso prático)

Conceitos básicos de Gerenciamento de Projetos apresentados com linguagem e exemplificação para arquitetos, passando por todo o ciclo de vida do projeto: Iniciação, Planejamento, Desenvolvimento do Produto e Encerramento. Curso com diversos exercícios práticos para a aplicação imediata dos conceitos.

  • Expansão habitacional nas cidades híbridas brasileiras: formação dos subúrbios e periferias do Rio de Janeiro.

Partindo de estudos de casos no Rio de Janeiro, o curso Expansão habitacional nas cidades híbridas brasileiras: formação dos subúrbios e periferias do Rio de Janeiro, procura identificar e analisar a importância da categoria subúrbio na ampliação dos limites do conceito de periferia em expansão e das cidades híbridas no século XXI. Debate sobre alternativas para ampliação dos índices de atuação dos Profissionais de arquitetura e urbanismo nos subúrbios e periferias.

  • Memória e coprodução do território urbano: reflexões a partir da favela Rocinha

O curso tem como objetivo explorar o papel da história e da memória coletiva na construção dos territórios urbanos periféricos do sul global e dos direitos a eles associados. A partir do caso da Rocinha e de seu rico histórico de projetos urbanos e espaços participativos – tanto iniciados pelo Estado quanto por lideranças comunitárias -, o curso discutirá a formação de atores e saberes urbanos múltiplos e híbridos nas favelas. Apesar de marcados por processos históricos de marginalização e exclusão socioespacial, os territórios periféricos contemporâneos (favelas, subúrbios, periferias) são também espaços criativos e produtivos: contribuem para a formação de visões e narrativas contra hegemônicas sobre a cidade e para a experimentação de novas formas de democracia urbana. Com base nessa premissa, o curso discute intersecções entre a memória e a construção territorial coletiva (ou coprodução do território urbano) rumo à justiça epistêmica e socioespacial. A Rocinha – território pesquisado, vivido e experimentado pelos professores e professora do curso – opera como uma janela para reflexões mais globais sobre a contribuição dos territórios periféricos para debates sobre políticas urbanas e normativas participativas e inclusivas (por exemplo, a lei assistência técnica) que estejam embasadas por noções de justiça, inclusão social e Direito à Cidade.

  • Arquitetura, Cidade, Filosofia e o seu patrimônio arquitetônico e urbanístico.

A ideia do curso é refletir sobre o significado do patrimônio arquitetônico e urbanístico construído e nossa sociedade contemporânea, a partir da reflexão de filósofos e pensadores do nosso presente próximo, tais como; Karl Marx, Antônio Gramsci, Martin Heidegger, Michel Foulcault, Jürgen Habermas, Perry Anderson, Thomas Piketi, David Harvey Pierre Dardot, Christian Laval, Gregoire Chamayou e Shoshana Zuboff. A reflexão procura entender o papel contemporâneo da memória, do patrimônio construído, sua capacidade de interação identitária, os mecanismos de seleção, eleição e regulação. A proposta pretende também compreender os papéis dos planos e projetos da preservação desse patrimônio na sociedade contemporânea, afirmando a sua dimensão crítica e propositiva. A distinção presente em nossa sociedade fragmentada, alienada e segregada entre ciência, conhecimento e arte deve ser problematizada pela arquitetura e o urbanismo, buscando uma maior interação entre sociedade, técnica, conhecimento e arte.

  • De dentro para fora e de fora para dentro: projetando no contexto das mudanças climáticas e da neuroarquitetura

Este curso tem como objetivo facilitar o acesso, o tratamento e a análise de dados públicos georreferenciados na cidade do Rio de Janeiro, de forma a proporcionar a elaboração de análises multidimensionais que abarquem a complexidade e a desigualdade do território urbano.

  • Georreferenciamento como ferramenta de análise multidimensional do território urbano.

O curso irá abordar questões contemporâneas relativas ao processo de produção de edificações mais sustentáveis e saudáveis, a partir de uma visão do ciclo de vida (projeto, construção, uso e fim de vida), considerando o contexto de uma economia circular e os desafios relacionados às mudanças climáticas. Será bastante explorado o conceito de Neuroarquitetura e sua importância para o atual contexto, arquitetura junto com a neurociência e psicologia tem muito a oferecer quando queremos projetar espaços restauradores, a ciência auxilia em comprovar que algumas técnicas simples, podem fazer diferença. Podemos utilizar a neuroarquitetura em projetos hospitalares, corporativos ou até mesmo na sua residenciais, atrelado a biofilia e sustentabilidade e neuroarquitetura o arquiteto tem ferramentas atuais para lidar com as novas formas de morar e enxergar o mundo.

  • O custo das decisões – Estimativa do custo construtivo na concepção arquitetônica.

Cada decisão tem seu custo. Fazer projeto é tomar diversas e inúmeras decisões. Conhecer os custos das decisões é essencial para evitar o retrabalho dos projetistas e agregar valor ao serviço “projeto”. No curso serão apresentadas as diversas metodologias de estimativa e suas respectivas vantagens e desvantagens. Serão analisados projetos reais, com o objetivo de criar repertório de soluções com foco no custo. Os projetos analisados reúnem experiências da arquiteta no escritório Mareines + Patalano e projetos residenciais publicados no livro HoCo: Density Housing Construction and Costs do a+t research group. Além disso, será compartilhado com os estudantes as experiências da docente no desenvolvimento da calculadora CUG e do aplicativo pró-reforma, que levam para o mercado imobiliário e para o varejo de materiais de construção o custo como insumo para a tomada de decisão.

NAPP

  • Introdução ao mapeamento digital – QGIS e outras plataformas de mapeamento digital.

O curso online visa dar um panorama  do uso de ferramentas de geoprocessamento e mapeamento digital que apresentam benefícios como: plataformas e software livre e gratuito; compatibilização de diversas etapas do trabalho; gerenciamento de banco de dados e sua espacialização; automação de tarefas complexas e dispendiosas em comparação a outros softwares; aumento da produtividade, organização e qualidade do trabalho.

  • Prática de QGIS – do básico ao avançado – aplicado à Arquitetura e Urbanismo (PRESENCIAL)

O curso presencial visa ensinar ao aluno o uso prático do software livre QGIS dos passos básicos aos mais avançados, como: instalação e configurações básicas; importação de arquivos AutoCad e Excel; obtenção, uso e edição de imagens de satélites; obtenção, inserção e edição de dados públicos; criação e edição de geometrias vinculadas a banco de dados; configuração e representação de mapas urbanos; automatização no processo de geração de mapas, memorial e pranchas.

 
formulário único de inscrição:
para profissionais:
 
Para estudantes:
(apenas para as entidades que destinaram 20% para estudantes)
https://forms.gle/6cyUVu3C9HxEcKB8A

 

Importante ressaltar que as inscrições se encerrarão dia 20 de janeiro, para todos os cursos do semestre.