O prêmio mais tradicional da arquitetura e urbanismo do estado do Rio de Janeiro está com inscrições abertas, e o prazo se encerra no dia 3 de novembro. Este ano, os vencedores da Premiação Anual do IAB-RJ vão concorrer, com os ganhadores das premiações dos demais departamentos do Instituto, a prêmio nacional, que será anunciado no dia 19 de janeiro de 2024.

Os trabalhos poderão ser inscritos em quatro categorias: Edificações e Projetos; Interiores e Design; Urbanismo, Planejamento e Cidades; e Cultura Arquitetônica. Poderão ainda ser conferidos destaques às propostas que se sobressaírem nas seguintes áreas: Patrimônio Cultural/Dora Alcântara; Arquitetura Humanitária/Vera Hazan; e Diversidade, equidade e diminuição das desigualdades/Tainá de Paula. O participante ou equipe pode inscrever quantas propostas desejar em cada categoria, mas um mesmo trabalho não poderá concorrer em mais de uma categoria.

Podem participar da 61ª Premiação Anual do IAB-RJ arquitetas e arquitetos e urbanistas, autônomos, organizados em escritórios, assessorias técnicas, coletivos, cooperativas, grupos de pesquisa, grupos de extensão e outras formas de organização de trabalho coletivo. Organizações não governamentais, órgãos e empresas públicas, empresas privadas e coletivos podem também concorrer, desde que o autor(a) ou responsável técnico(a) seja profissional de arquitetura e urbanismo.

A participação é aberta a todas as pessoas associadas do IAB. Será possível se associar a qualquer um dos departamentos estaduais/distrital durante o período de inscrições. Recomenda-se que profissionais residentes no estado do Rio de Janeiro realize a associação através do site do IAB-RJ (iabrj.org.br/socioiabrj). A taxa de inscrição é de R$ 150 para profissionais e R$ 75 para recém-formados (até 2 anos de formado). Pessoas pretas, indígenas, transgêneros e com deficiência têm 50% de desconto na taxa de inscrição. As inscrições deverão ser pagas através da plataforma Sympla pelo link: Incrições.

Nesta edição, a Premiação Anual do IAB-RJ tem como tema “Diversidade, equidade e diminuição das desigualdades”. Para a presidente do IAB-RJ, Marcela Abla, ter um tema que enfatize a diminuição das desigualdades além de necessário é oportuno por retomar um debate iniciado em 1963, com o Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, realização pelo IAB no Quitandinha, em Petrópolis. “Compreendemos que a luta por cidades mais justas e inclusivas só será efetiva a partir da valorização e inclusão de grupos invisibilizados na arquitetura e urbanismo como medida efetiva para redução de desigualdades em nosso campo”, afirmou.

Para acessar a íntegra do edital e enviar as propostas, acesse a plataforma Arbo: Plataforma arbo