Conforme informe publicado nesta sexta-feira, 19 de abril, o prazo de inscrição para o concurso de estudo preliminar de projeto arquitetônico e paisagístico do Memorial Covid-19 – Ciência e Saúde encerra às 23h59 de segunda-feira, 22 de abril.

De acordo com o coordenador do concurso, arquiteto e urbanista Cláudio Crispim, apenas as inscrições realizadas até o encerramento do prazo de inscrição serão processadas e homologadas, como tem sido feito, paulatinamente, garantindo tempo hábil para eventuais ajustes nas inscrições, caso necessário.

“Recomendamos, enfaticamente, que os participantes não deixem para realizar a inscrição nos instantes finais permitidos, de modo a evitar o surgimento de imprevistos ou contratempos que venham a comprometer a participação da competição, pois não haverá extensão do prazo”, afirmou Crispim.

O prazo para a entrega das propostas se encerra no dia 29 de abril, uma semana após o encerramento das inscrições do concurso. Este processo é exclusivo às inscrições já homologadas. Para o envio do estudo preliminar, o(a) candidato(a) deve acessar a área restrita do site oficial do concurso. O passo a passo segue abaixo:

  1. Faça login na tela inicial;
  2. Clique em “Realizar envio”;
  3. Preencha os membros da equipe e clique em salvar;
  4. Faça o upload do arquivo previsto no Edital;
  5. Confira se o arquivo e informações estão corretos;
  6. Clique em “Enviar proposta”;
  7. Visualize a mensagem de confirmação na tela; e
  8. Visualize a mensagem de confirmação no seu e-mail.

Assim como na inscrição, a organização do concurso recomenda que os participantes não deixem para enviar/editar a proposta nos instantes finais do encerramento do prazo.

Em caso de dúvidas relacionadas estritamente ao processo eletrônico de inscrição e de envio das propostas, o canal de atendimento é o e-mail concursomemorialcovid@gmail.com.

Ambiente para estimular reflexões e valorizar a ciência

O Memorial Covid-19 Fiocruz – Ciência e Saúde tem como propósito dedicar um espaço que, mais que um símbolo, constitua-se em ambiente estimulador às reflexões sobre o significado desse momento histórico vivenciado não só no Brasil, mas no mundo.

“Não se trata de um monumento para homenagear exclusivamente os atingidos pela pandemia, mas, sobretudo, que contribua para a valorização da ciência, enfatize a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais inclusivo, que preste tributo à resiliência dos profissionais que se empenharam em salvar vidas”, explicou o diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José de Araújo Pinheiro.

O futuro espaço de memória será implementado no campus-sede Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em uma área com, aproximadamente, 2.503,31 m² e adjacente ao conjunto da portaria da Avenida Brasil.

Trata-se de uma localização privilegiada, junto ao acesso, que permitirá grande visibilidade do memorial para as pessoas que entram e saem da instituição, e os projetos deverão contemplar soluções para o fluxo de pedestres, considerando também a proximidade do futuro Memorial com o Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

O chefe do Departamento de Patrimônio da Casa de Oswaldo Cruz, Renato Gama Rosa, defende que o projeto deve, por meio da originalidade e singularidade, criar um espaço contemplativo e de memória capaz de suscitar múltiplas reflexões sobre o período da pandemia, homenageando de forma simples, singela e criativa famílias e profissionais que lutaram e trabalharam pela saúde dos brasileiros durante a pandemia.

Concurso nacional de projeto do Memorial Covid-19 Fiocruz – Ciência e Saúde
Prazo de inscrição: até as 23h59 de 22 de abril de 2024
Inscrições e edital: https://memorialcovidfiocruz.com.br/