Ao longo de seus 100 anos, o IAB vem salvaguardando inúmeros títulos e arquivos que narram a formação de um Brasil, suas cidades e a forma como a arquitetura e urbanismo se relacionam com produção destes espaços.
Em paralelo ao tempo da escrita, produções primorosas são realizadas em prol de um debate que amplie o pensamento sobre a cultura arquitetônica, tais como exposições e demais construções iconográficas de grande valor na formação de um país democrático.
O acervo conta, também, com notícias e relatos, nacionais e internacionais, publicados em colunas específicas/boletins, bem como livros em coedição. Há, ainda, inúmeras narrativas que se propõe a escrever a história de arquitetas e arquitetos e seus escritórios.
Acervos de arquitetura são, portanto, testemunhos de ideias e de práticas de trabalho que constituem importantes documentos para os estudos da arquitetura, da cidade, das artes, das técnicas, das profissões e de suas relações com a sociedade. Representam não somente um patrimônio cultural que precisa ser preservado, mas um estudado sobra formação e que precisa ser compartilhado.
Salvaguardar tais conteúdos é preservar a memória de nossa trajetória.
Para consultar o Acervo IAB RJ, acesse o link e preencha o formulário online.
Desenvolvido por: Filipe Carvalho