Um coletivo que debate e produz ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, socioambientais, urbanísticas, de ordenamento territorial e de preservação do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade humana em uma visão política de equidade, cidadania e respeito ao meio ambiente.
Promove a arquitetura brasileira por meio de concursos, bienais, cursos, mostras, premiações, chamamentos e congressos, cujo resultado é uma importante reflexão sobre a realidade de contexto e a responsabilidade social.
É uma entidade sem fins lucrativos, de livre associação e presente em todas as regiões do país por meio de seus departamentos estaduais.
Fundado no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1921, na sala de História e Teoria da Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, o Instituto de Arquitetos do Brasil é a entidade profissional dos arquitetos mais antiga no país, e com assento em entidades de representação nacional e internacional, tais como a União Internacional de Arquitetos – UIA, Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetura – FPAA e o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa – CIALP.
O Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB RJ, define-se pela defesa a democracia e ao amplo debate sobre a cidade, reconhecendo o ofício dos arquitetos e urbanistas como uma atuação fundamental para pensar, junto com a sociedade e gestores públicos, uma vida melhor para todas as pessoas, defendendo a construção de espaços mais acolhedores, justos e equitativos.
gestão 2023-2025

Marcela Marques Abla

Danielle Dias
Arquiteta urbanista formada pela Escola da Cidade, com mestrado e doutorado em Urbanismo pela UFRJ, formação em Gestão de Bens Culturais pela UNESCO/Centro Lucio Costa/IPHAN e Gestão de Grandes Cidades pela École Nationale d’Administration (ENA). Com experiência em urbanismo, pesquisa, legislação urbana e de patrimônio cultural, ao longo da carreira, atuou tanto no setor público quanto no privado, com temas ligados ao patrimônio cultural e urbanismo. Coordenou e atuou em programas de valorização da memória e do patrimônio cultural da Cidade de São Paulo, como o Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo, o Programa de Valorização do Patrimônio nas Subprefeituras, Semana do Patrimônio e Jornada do Patrimônio. Integrou a CPA — Comissão Permanente de Acessibilidade e do Comitê de Monitoramento e Avaliação da Implementação do Plano Diretor Estratégico — CIMPDE da cidade de São Paulo, como representante da Secretaria Municipal de Cultura. Em 2014 integrou a equipe de revisão do PDE-SP, atuando principalmente nos capítulos de cultura, patrimônio e pré-existências. Foi professora substituta na FAU/UFRJ por cinco semestres, lecionando disciplinas de urbanismo e paisagismo. Atualmente é Vice-Presidente do IAB-RJ e consultora em urbanismo.

Marina Lage
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), com mestrado (2013) e doutorado (2021) em Urbanismo pelo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB-FAU/UFRJ), com período sanduíche na Universidade Politécnica de Madrid (Bolsa Faperj / 2020). É atualmente professora substituta de Arquitetura na FEN/UERJ. Foi professora substituta do Departamento de Projeto da FAU – UFRJ em dois contratos: 2015-2016 e 2021-2023. Foi pesquisadora do Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital – LAURD / PROURB / FAU / UFRJ e do Grupo de Pesquisa Arquitetura, Cidade e Cultura. É coordenadora do Grupo de Trabalho de Recuperação, Conservação e Divulgação do Acervo Documental do IAB/RJ. Possui escritório próprio desde 2002, com larga experiência na área de projetos e execução de obras, em diversas escalas e abordagens, tendo sido premiada pelo Prêmio de Sustentabilidade Planeta Casa em 2010.

Alder Catunda Timbó Muniz
Cursou a Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, graduou-se em arquitetura pela FAU-UFRJ em 1983 e é Mestre em Urbanismo pelo PROURB (FAU-UFRJ) desde 2001. É sócio gerente de Archi 5 arquitetos associados ltda. escritório de projetos, consultoria e gerenciamento desde sua fundação 1986, onde desenvolve projetos de arquitetura institucional e desenho urbano. No magistério desde 1991, como professor de disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Teoria do Projeto, foi fundador e ex-Coordenador do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Veiga de Almeida (BAU-UVA) em 2015. É o atual Coordenador Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio (CAU PUC-Rio) onde leciona desde 2002, atuando em várias disciplinas de projeto e exercendo ainda supervisões de Ateliers Integrados de Projeto com participações em seu Escritório Modelo (EMAUD) atuando também na Pós-graduação em Arquitetura para a Saúde na mesma Instituição. Associado desde 1980 ao Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil ocupa hoje sua Vice-Presidência de Relações Institucionais e uma suplência em seu Conselho Superior (COSU).

Emmily Leandro
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Paraíba (2013) e pós graduação em Planejamento e Gestão Urbana pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente é mestranda pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua na coordenação de projetos no coletivo Casa Comum – Assistência Técnica de Arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, interesse social, planejamento urbano, comunicação, mobilização comunitária e politicas publicas.

Júlio Cesar Moreira
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ, 2022), é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ (PROARQ/UFRJ) e pesquisador do grupo Narrativas Latino-Americanas (NALA), vinculado ao Laboratório de Narrativas em Arquitetura (LANA). Realizou graduação sanduíche por dois semestres na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), na Cidade do México. Integra o IAB RJ desde 2023, quando ingressou no grupo de trabalho destinado à recuperação do acervo do instituto. Em 2024, atuou como Secretário Geral do Conselho Estadual do IAB e coordenou a 62ª Premiação IAB RJ, bem como o 41º Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã. Também participou da pesquisa e produção da exposição “Carmen Portinho: pioneira do Urbanismo do Brasil”, organizada pelo IAB RJ em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU/UFRJ (NPD) e com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU RJ). Atualmente, é Diretor Cultural e Conselheiro Estadual do IAB RJ.

Marllon Sevilha
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR UFRJ). Bolsista de Mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Gerente de Agroecologia e Produção Orgânica, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima da Cidade do Rio de Janeiro. É Conselheiro Titular Estadual no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU RJ), onde é membro atuante na Comissão de Ensino e Formação (CEF RJ) e também Diretor de Comunicação no Instituto de Arquitetos do Brasil, no Departamento do Rio de Janeiro. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU UFRJ, 2022), onde é Pesquisador pelo Grupo Ambiente-Educação (GAE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ FAU UFRJ), e discute a inserção de corpos pretos, favelados e marginalizados nos processos de construção da cidade contemporânea a partir de metodologias participativas e colaborativas. No GAE, também foi Bolsista de Iniciação Científica PIBIC CNPq (2018-2020), com atuação no projetos de pesquisa “Do Espaço Escolar ao Território Educativo: O lugar da arquitetura na conversa da Escola de Educação Integral com a Cidade do Rio de Janeiro” e também no projeto de extensão “Diálogos entre Escola e Cidade: Mapeamento Afetivo dos Territórios Educativos da Cidade do Rio de Janeiro”. Possui experiência em Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura Escolar, Territórios Educativos, Processos Participativos, Arquitetura Institucional e Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social.

Luis Fernando Valverde Salandía
Formado pela UFF (1987), mestre em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ (2002) e Doutor em Geografia pela UFF (2012). Arquiteto da PCRJ desde 2008). Foi Gerente de Planejamento da SMH (2009 a 2013), Diretor de Projetos Especiais e Coordenador de Articulação Institucional do IPP (2013 a 2021), Assessor da Vereadora Tainá de Paula na Comissão de Assuntos Urbanos (2021 a 2022), Coordenador de Pesquisa e Avaliação de Políticas Pùbicas do IPP (2023-2024) e Gerente de Macroplanejamento da Secretaria de Meio Ambiente e Clima (2024). Foi Professor de Urbanismo na UNIPLI e na Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF . Foi também Vice-presidente do IAB-RJ (2005/2006), vice-presidente do CAU-RJ (2015/2017) e Conselheiro da Casa Fluminense entre 2020 e 2024.
Assessor Administrativo: Rômulo Alves
Assessor de Imprensa: Nicolas Braga
Assistente Administrativo: Álvaro José
Auxiliar de Serviço Gerais: Jorge Luís
Encarregado de Serviços Gerais: Vandeval Lourenço
Conselho Superior | COSU IAB RJ
COSU Titular
Carlos Fernando De Andrade
Danielle Cristina Dias De Santana
Henrique Barandier
Igor Freire De Vetyemy
Monica Bahia Schlee
Pablo Cesar Benetti
Vera França E Leite
COSU Suplente
Alder Catunda Timbo Muniz
Ligia Tammela De Faria E Souza
Luciana Mayrink
Ceça Guimaraens
Maria Isabel de Vasconcelos
Patricia Cavalcante Cordeiro
Paula De Oliveira Camargo
Conselho Estadual – CE 2023/2025
TITULARES
AFFONSO ANDRE MELLO DE OLIVEIRA
CLAUDIO FRARE CRISPIM
EMMILY CAROLINE LEANDRO CASTRO
FELIPE CARVALHO NIN FERREIRA
FERNANDA FARIA DELMONTE CALVÃO
GUILHERME NOGUEIRA RAGONE
LUCAS TEIXEIRA FRANCO
LUIS FERNANDO VALVERDE SALANDIA
PAULO EDUARDO VIDAL LEITE RIBEIRO
SUPLENTES
EDIVALDO DE SOUZA CABRAL
FABIANA GENEROSO DE IZAGA
MARCIO MENEZES MARTINS
Conselho Estadual – CE 2024/2025
TITULARES
SÔNIA LOPES
MARLLON SEVILHA
RENATA MANHÃES
ADRIANO ARPAD MOREIRA GOMES
SANDRA KOKUDAI
JULIO MOREIRA
CLAUDIA BRACK
ROBERTO ARACRI
MARIA JULIA MONETTO
SUPLENTES
ALINE CRISTINA FORTUNATO CRUVINEL
ROS NASCIMENTO ALVES
IGOR BAHIENSE
Conselho Estadual – CE 2025/2027
TITULARES
ADRIANA MOURA
ELZA COSTEIRA
KATIA FARAH
LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA FREITAS
NOEMIA LUCIA BARRADAS FERNANDES
TANYA COLLADO
TERESA CRISTINA MENEZES DE OLIVEIRA
TOMAS URGAL
WILL ROBSON COELHO
SUPLENTES
ANNE APICELO
LETICIA PRUDENTE
MARCO MILAZZO
Os núcleos regionais do IABRJ podem ser instalados nos municípios fora da Capital do Estado e tem sua jurisdição estabelecida pelo Conselho Estadual do IABRJ.
Os Núcleos regionais são criados, regularizados e/ou reconhecidos pelo Conselho Estadual conforme disposto no artigo 6° do Estatuto do IABRJ.
Atualmente encontram-se em atividades os seguintes Núcleos Regionais (clique no mome para maiores informações):
Núcleo Regional Demetre Anastassakis – Baixada Fluminense – Nova Iguaçu / São João de Meriti / Duque de Caxias / Mesquita
Núcleo Regional Lagos – Araruama / São Pedro da Aldeia / Arraial do Cabo / Iguaba Grande / Cabo Frio
Núcleo Regional Petrópolis
Núcleo Regional Búzios – Armação dos Búzios
Núcleo Regional Leste Metropolitano – Niterói / São Gonçalo / Itaboraí / Maricá / Rio Bonito
DEPARTAMENTO DO RIO DE JANEIRO
NACIONAIS
Desenvolvido por: Filipe Carvalho