Antonio José Pedral é o segundo entrevistado da série Memória IAB RJ

Memória IAB RJ é uma série de entrevistas com ex-presidentes do Departamento em celebração aos 104 do Instituto

O segundo episódio da série Memória IAB RJ está no ar. O entrevistado da vez é Antonio José Pedral. O arquiteto e urbanista compôs a diretoria de Adir Ben Kauss e assumiu a presidência do Departamento no período de 1998 e 1999.

Pedral lembra que a atual sede do IAB RJ foi pensada para ser um centro cultural da cidade, não somente a casa do arquiteto. “Quando se concebeu e começou a funcionar aqui (na Rua do Pinheiro, Flamengo), foi realmente um centro cultural. Tínhamos debates excelentes sobre questões da arquitetura, com palestrantes internacionais e nacionais. Era uma vida intensa. Tínhamos também atividades voltadas à comunidade do entorno”, destaca.

O ex-presidente da entidade cita a exposição Arquitetura e História em Quadrinhos como uma das atividades icônicas do Departamento. A mostra do Centro Georges Pompidou saiu de Paris para ser instalada na sede do IAB RJ. “A exposição foi muito interessante porque apresentava a Arquitetura enquanto forma de diálogo e de escrita”, explica.

A gestão de Pedral foi marcada também pelas realizações dos concursos para Favela Dona Marta, Museu do Telephone e Supervia.

A série Memória IAB RJ, em comemoração aos 104 anos do Instituto, apresenta relatos de ex-presidentes do Departamento que destacam a história e o papel da entidade na agenda urbana das cidades do Rio de Janeiro e do país em diferentes períodos. Os depoimentos reforçam ainda o protagonismo do edifício sede como importante centro cultural e de congregação dos profissionais. Os episódios são sempre publicados às segundas-feiras.

Clique aqui para assistir ao 1º episódio da série Memória IAB RJ, com Adir Ben Kauss

Antonio José Pedral

Mais notícias