De acordo com a comissão julgadora, a proposta demonstra grande maturidade técnica da equipe ao interconectar a aproximação da edificação, desde o espaço urbano até o terraço pela sua fachada, permitindo que o Clube Central exerça um controle efetivo.
“O terraço possibilita uma ampla configuração de arranjos de layout, permitindo que o clube faça a gestão desse espaço com diferentes apropriações e finalidades. A cobertura livre e solta oferece uma ampla área de sombra sem impor condicionamentos de uso no piso, a piscina na borda do terraço permite a fruição da vista nos vários horários do dia e da noite”, diz trecho da ata assinada pelo júri.
O projeto das arquitetas Maria Claudia da Costa Medeiros Faro e Carina Brandão, da MH Arquitetura e Imóveis, ficou em segundo lugar. Para o júri, o trabalho apresenta sensível compreensão da situação das empenas cegas laterais das edificações vizinhas, com a inserção das coberturas curvas, buscando uma escala de intimidade e conforto. O terceiro ficou para a dupla Alice Martins Moraes e Eduardo Mattar Riemke, da Rimo Arquitetura. A proposta do escritório Alexandre Menezes Arquitetura ficou com a menção honrosa.
O Concurso Público Clube Central Praia de Icaraí foi organizado pelo Núcleo Leste Metropolitano do IAB RJ e aberto a profissionais de todo o país. Ao todo, a competição recebeu 13 trabalhos, de concorrentes de três estados distintos.
Conforme apresenta o edital, à equipe vencedora é assegurada o prêmio de R$ 20 mil, além da assinatura do contrato para elaboração do projeto executivo, projetos complementares e legal, incluindo sua coordenação e compatibilização.
1º Lugar
Gustavo Paula Leal
Leal + Tiemi Arquitetura
Niterói/RJ







2º Lugar
Maria Claudia da Costa Medeiros Faro
MH Arquitetura e Imóveis
Rio de Janeiro/RJ








3º Lugar
Alice Martins Moraes
Rimo Arquitetura
Pelotas/RS




Menção Honrosa
Alexandre de Andrade Cardoso de Menezes
Alexandre Menezes Arquitetura
Niterói/RJ




