A série Memória IAB RJ apresenta esta semana bate-papo com o arquiteto e urbanista Pedro da Luz Moreira, que esteve na presidência do departamento na gestão 2014 – 2019.
Na entrevista, Pedro destacou a sede da entidade como importante espaço de discussão da cidade. “Esse é um espaço para de encontro e de discussão da cidade e de novos empreendimentos arquitetônicos. O IAB é uma forte referência não só para a categoria dos arquitetos, mas para outras”, disse.
Para o Pedro, o IAB tem papel fundamental, desde a sua fundação, na defesa da democracia. “O IAB tem um compromisso muito radical com a democracia, e isso é importante. A democracia é permitir que o contraditório apareça e a gente saiba entender que existe uma parcela, que é a maioria da população, que está interessada numa cidade que não é essa na qual vivemos atualmente”, afirmou.
Outro tema abordado foi o direito à moradia, bandeira histórica da entidade e da classe como um todo. Para o arquiteto, o programa Favela-Bairro e a produção dos conjuntos habitacionais, no Rio de Janeiro, partem do pressuposto de que a moradia é um direito fundamental do cidadão. Se o sistema não permite o acesso a esse bem (moradia), precisa ser ajustado.
Lançada em janeiro, a série Memória IAB RJ entrevista ex-presidentes do Departamento, que destacam o papel do Instituto na valorização profissional e no debate urbano, assim como a importância da sede da entidade, que se tornou um centro cultural de referência não só para a comunidade do entorno, mas de todo o estado.