Graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ e doutor em História pela Unicamp, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, Pechman dedicou sua carreira à análise da convivência na cidade, com desdobramentos na reflexão sobre sociabilidade e cidadania.
Professor associado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, Pechman coordenou o Laboratório do Escândalo Urbano (LEU), onde desenvolveu pesquisas interdisciplinares sobre cultura, subjetividade e espaço urbano. Sua produção acadêmica inclui obras como “Olhares sobre a cidade” e A pretexto de Simmel: cultura e subjetividade na metrópole contemporânea”, além de artigos que exploram a relação entre literatura e urbanidade.
O IAB RJ se solidariza com familiares, amigos, colegas e alunos de Robert Moses Pechman, reconhecendo sua contribuição para o pensamento urbano e a formação de gerações de pesquisadores e profissionais comprometidos com a cidade mais justa, diversa e democrática.