A ex-presidente do IAB RJ, Dayse Góis, é a personagem desta semana na série Memória IAB RJ. Servidora pública do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura, cedida ao Ministério Público do Rio de Janeiro, a arquiteta e urbanista começou sua relação com o Instituto em 1985, aos 23 anos, em plena efervescência das Diretas Já.
Na entrevista, Dayse lembra que começou a participar das reuniões da Comissão de Política Urbano a convite do colega Luiz Castelan. “As comissões representavam a porta de entrada no IAB, onde jovens conviviam com profissionais do mais alto gabarito. Nas reuniões tinham Jorge Moreira, Luiz Paulo Conde, Adir Ben Kauss, entre outros”, disse.
Outro ponto abordado na conversa foi a participação do Instituto no processo de formulação da Constituição de 1988. Ela explica a atuação do IAB nas conexões entre organizações sociais e técnicas que deram forma para uma emenda popular e resultou nos artigos 182 e 183 da Constituição. Esses dispositivos, que tratam sobre política de desenvolvimento urbano, criaram espaço para a discussão da reforma urbana e a instituição dos direitos à habitação e à cidade, que anos mais tarde vieram a ser regulamentados pelo Estatuto das Cidades.
A importância da manutenção da sede do Departamento foi também pautada na entrevista. Para Dayse, o IAB RJ se tornou um importante espaço de cultura na cidade do Rio de Janeiro, palco de debates e palestras importantes sobre temas relacionados às cidades, além de eventos culturais como a Mostra Internacional Rio Arquitetura, que ajudou a organizar.
Confira, no player acima a entrevista completa com Dayse Góis. Na próxima semana, o IAB RJ apresenta entrevista exclusiva com Maria Elisa Baptista, primeira arquiteta e urbanista a presidir a Direção Nacional do IAB.