Sede do IAB RJ foi fundamental para o Rio sediar Congresso Mundial de Arquitetos

O terceiro entrevistado da série Memória IAB RJ é Sérgio Magalhães. O arquiteto e urbanista foi presidente do Departamento do Rio de Janeiro por duas gestões (2010 a 2013)

O terceiro entrevistado da série Memória IAB RJ é Sérgio Magalhães. O arquiteto e urbanista foi presidente do Departamento do Rio de Janeiro por duas gestões (2010 a 2013) e exerceu também a presidência da Direção Nacional da entidade de 2012 a 2017.

Sérgio foi um dos responsáveis por trazer, pela primeira vez, uma edição do Congresso Mundial de Arquitetos ao Brasil. Na conversa com a atual presidente do IAB RJ, Marcela Abla, ele destacou a importância da sede do Departamento, na Rua do Pinheiro, na apresentação da candidatura vitoriosa da Cidade Maravilhosa para sediar o maior e mais importante fórum global de arquitetos.

“Os preparativos, os debates, os elementos que formularam condições para que houvesse a candidatura e, uma vez vitoriosa, ela se consolidasse como expressão importante nos acontecimentos internacionais da arquitetura se deve àquele lugar”, afirmou.

Para sediar o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Rio de Janeiro desbancou dois fortíssimos candidatos: Paris e Melbourne. Em seguida, a capital fluminense foi declarada a primeira Capital Mundial da Arquitetura, outro grande feito, pois o título estava previsto para ser concedido a Copenhague, cidade que sediaria a próxima edição do congresso.

Sérgio destacou ainda os inúmeros debates sobre urbanização de favelas realizados na sede do IAB RJ. “O Departamento foi conveniado pela prefeitura para coordenar e organizar os concursos (Morar Carioca) e também a implementação das primeiras etapas do programa. Isso permitiu que, durante um ano e meio a dois anos, praticamente todas as semanas tivéssemos debates de alto nível voltados à questão urbanística”, explicou.

A série Memória IAB RJ, em comemoração aos 104 anos do Instituto, apresenta relatos de ex-presidentes do Departamento que destacam a história e o papel da entidade na agenda urbana das cidades do Rio de Janeiro e do país em diferentes períodos. Os depoimentos reforçam ainda o protagonismo do edifício sede como importante centro cultural e de congregação dos profissionais. Os episódios são sempre publicados às segundas-feiras.

Sérgio Magalhães

Mais notícias