Série Memória IAB RJ apresenta entrevista exclusiva com Maria Elisa Baptista

Arquiteta e urbanista foi a primeira mulher a assumir a presidência da Direção Nacional da entidade

A série Memória IAB RJ apresenta nesta semana entrevista com Maria Elisa Baptista. A arquiteta e urbanista mineira é a primeira mulher a assumir a presidência da Direção Nacional do Instituto, que neste ano atingiu a marca de 104 anos de história.

A entrevista foi publicada na segunda-feira, 24 de março, no canal do Departamento no YouTube e está disponível também no player acima. Maria Elisa fala sobre o início de sua relação com o Instituto, o contexto que a levaram à presidência da Direção Nacional.

“O IAB sempre foi um ambiente muito masculino. Embora. desde o começo, a gente tenha tido arquitetas conselheiras com grande trabalho. Para você ter uma ideia, só me elegi presidente na quarta tentativa. A primeira, em 1996, Gregório Repsold ganhou por um voto. A segunda foi em 2002, concorrendo com Haroldo Pinheiro. A terceira foi em 2008 com Suplicy. Sempre com muita dificuldade. Era uma mulher, mineira, de esquerda declarada. Havia ali uma série de tensões e a candidatura não prosperava”, explicou.

O cenário mudou em 2019, ano em que ocorreu o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), em Porto Alegre. Na ocasião, o presidente do IAB RS, Rafael Passos, conversou com Maria Elisa e a convenceu a lançar nova candidatura à presidência da entidade. “Articulamos uma chapa nacionalizada, trazendo uma turma nova de vários lugares. Foi a primeira vez que não houve disputa”, disse.

Maria Elise revelou que frequente a sede do IAB RJ desde os anos de 1990 e que tem bastante carinho pelo lugar. “Adoro a sede do IAB RJ. Já estive várias vezes aqui para coisas variadas: de festas a debates sérios. Aqui a gente fez uma reunião muito interessante quando fez 50 anos do seminário do Quitandinha. A comemoração foi nesta sede, com várias oficinas de trabalho. Hoje, quando cheguei, vi estudantes em oficinas de interlocução entre duas universidades. Ou seja, este é um ambiente importante para os arquitetos, para a cultura em geral e para a discussão da cidade”, afirmou.

A série Memória IAB RJ traz semanalmente, desde fevereiro, entrevistas com ex-presidentes do Instituto em celebração aos 104 anos da entidade. O conteúdo destaca o papel do IAB no debate urbano e o protagonismo da sede do Departamento do Rio de Janeiro no cenário cultural e profissional na cidade e no estado do Rio de Janeiro.

Maria Elisa Baptista

Mais notícias