O Centro Lucio Costa, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), lançou na quinta-feira, 24 de abril, o livro Entrevista com Dora Alcântara. Evento aconteceu na sede do Instituto Histórico e Geográfico e reuniu diversos colegas de Dora e profissionais ligados à área do patrimônio.
Organizado por Helena Santo, a obra é o quarto volume da série Memórias do Patrimônio. A publicação é dedicada à trajetória da arquiteta e urbanista, ex-servidora do Iphan e referência na área da preservação do patrimônio cultural.
Aos 94 anos, Dora segue contribuindo ativamente com a área do patrimônio, inclusive como integrante da Comissão de Patrimônio Cultural do IAB RJ. Em 2024, ela idealizou e compartilhou com Cristóvão Duarte a coordenação do curso de extensão “Cidade e Patrimônio: o bairro do Catete”, promovido pelo IAB RJ em parceria com o Museu da República e o Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan, com apoio do grupo Preserva Catete e da Associação de Moradores e Amigos do Catete e Largo do Machado (Aclama).
O livro destaca também a relevância de Dora no ensino da arquitetura no Brasil, especialmente por seu papel no incentivo ao engajamento de jovens arquitetos na preservação de bens culturais.
A versão digital, em PDF, da obra está disponível gratuitamente na internet (clique aqui). Para aquisição da versão impressa, interessados devem entrar em contato com a diretoria do Centro Lucio Costa através do e-mail claudia.leal@iphan.gov.br.
Crédito das fotos: Oscar Liberal